Title: | O ideário democrático e popular na educação: um inventário crítico |
Author: | Kataoka, Emyly Kathyury |
Abstract: |
Muitos estudos partem da análise da educação para disto derivar seu potencial impacto político mais geral. Ao contrário, entendemos que este movimento ocorre de maneira inversa, por isso, buscamos captar a relação entre o movimento geral da classe trabalhadora e as lutas na educação. O objetivo central desta tese foi analisar e discutir as ideias e concepções de educação que derivaram da Estratégia Democrática e Popular (EDP), abordando como a educação passou a ser pensada, formulada e proposta, expressando aspectos centrais da estratégia democrática e popular então assumida como estratégia hegemônica nas lutas da classe trabalhadora. O estudo foi fundamentalmente bibliográfico, contando também com a análise histórica, conceitual e documental para desvendar o movimento do real, utilizando perspectiva teórica da tradição marxista, e delimitado o período de gênese, desenvolvimento e auge da EDP (final dos anos 1970 até 2002). Analisamos como se organizou uma parcela da classe trabalhadora, aqueles dispostos a defender a educação na sua relação com a mobilização geral da classe, e como sustentaram as mesmas tarefas concretas e horizontes políticos de médio prazo da EDP, refletindo sobre a difusão de tal estratégia no movimento educacional e a assimilação de parte deste ideário, abordando a luta do campo da educação pela democratização da educação, principal bandeira desta área a partir da década de 1980 até o início dos anos 2000. Por ter enfrentado a mesma conjuntura, os mesmos dilemas e conflitos, o campo educacional acabou expressando, de forma particular, a consciência prática da classe trabalhadora em seu conjunto, daí que tenha sido possível identificar um ideário democrático e popular no campo educacional e nossa pesquisa tratou de demonstrar sua presença, bem como as consequências para as lutas educacionais. Nos interessou evidenciar os limites da EDP e das lutas orientadas por esta estratégia, ao mostrar a causalidade histórica que produziu o fenômeno. Esperamos ter contribuído e municiar para a superação da EDP, considerada por nós como uma estratégia controversa e limitada, capturando as novidades do real, e armando a classe para os seus embates cotidianos e históricos. Abstract : Many studies come from the education analysis to, from this, derivate it s potential impact at the more general politics. Otherwise, we understand that these movement happens in an inverse way and because of that, we try to understand the relationship between the general movement of the working class and the educational struggles. The central objective of this thesis was to analyse and discuss the ideas and concepts of education deviated from Democratic and Popular Strategy (DPS), covering how the education come to be thought, formulated and proposed, expressing central aspects of the Democratic and Popular Strategy, then assumed as the hegemonic one in the struggles of the working class in our country. The study was fundamentally bibliographical, also using historical, conceptual and documental analysis to unraveling the movement or the real, using the theoretical perspective of marxist tradition, and limiting the period of the genesis, development and the highest point of the DPS (from late 1970 s to 2002). We have analysed how a share of the working class have organized itself, those in disposition to defend the education in its relationship with general movement of working class, and how the keep the same concrete tasks and half term political horizons from DPS, reflecting about the spreading of such strategy in the educational movement and the assimilation of part of this principle. Beginning from the gestation of such relationship, the struggle in the educational field for democratization of education, major claim of this area from the 1980 s to the begging of 2000 s. By have faced the same conjuncture, the same doubts and conflicts, the educational field ended up expressing, in a private way, the practical conscious of the whole working class. Then it was possible to identify a democratic and popular principle in the educational field and our research worked in show its presence, such as the consequences for the educational struggles. We were interested in keeping evident the limits of DPS and the fights guided for this strategy, by showing the historical causality that produced the phenomenon and so we wish to contribute and prepare ourselves to the overcoming of the DPS, that we consider as a controversial and limited strategy, taking the news of the real and arming the working class to its daylight and historical struggles. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195837 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1340-T.pdf | 2.805Mb |
View/ |