AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE UNIDADE VALORIZADORA DE DEJETOS DE SUÍNOS VISANDO A PRODUÇÃO DE PROTEÍNA ANIMAL

DSpace Repository

A- A A+

AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE UNIDADE VALORIZADORA DE DEJETOS DE SUÍNOS VISANDO A PRODUÇÃO DE PROTEÍNA ANIMAL

Show full item record

Title: AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE UNIDADE VALORIZADORA DE DEJETOS DE SUÍNOS VISANDO A PRODUÇÃO DE PROTEÍNA ANIMAL
Author: Pollmann, Luiza Bicalho
Abstract: Embora o estado de Santa Catarina se destaque positivamente pela significativa produção de suínos, o grande volume de dejetos oriundos da produção pode representar uma problemática do ponto de vista ambiental. Outro desafio latente no Estado é a oferta de ração suficiente para alimentar esses animais. A produção de larvas de BSF utilizando dejetos de suínos pode representar uma tecnologia promissora para minimizar tais adversidades. Este trabalho propõe diferentes cenários de instalação de Unidades Valorizadoras de dejetos de suínos no oeste de Santa Catarina, avaliando a viabilidade econômica do empreendimento. Foram avaliados dez cenários combinando diferentes valores para capacidade de tratamento da unidade valorizadora, taxa de conversão de resíduo em farinha de BSF, cotação para venda da farinha e custos de transporte. Nove dos dez cenários propostos indicaram que o empreendimento proposto é viável em termos econômicos, apresentando tempo de retorno do investimento entre 15 e 118 meses.. O único empreendimento considerado inviável economicamente foi o que combinou os valores considerados pessimistas para taxa de conversão e cotação de venda da farinha de BSF.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195655
Date: 2018-11-28


Files in this item

Files Size Format View
TCC II Luiza B. Pollmann.pdf 1.967Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar