A rede como espaço de encontro: ressignificando as relações de trabalho colaborativo na escola

DSpace Repository

A- A A+

A rede como espaço de encontro: ressignificando as relações de trabalho colaborativo na escola

Show full item record

Title: A rede como espaço de encontro: ressignificando as relações de trabalho colaborativo na escola
Author: Quiñones Neira, Laura Constanza
Abstract: Na presente pesquisa se fez um trabalho de compreensão e intervenção junto aos professores de uma escola do ensino fundamental com o propósito de ressignificar as relações de trabalho colaborativo com a mediação da rede nos espaços de formação para integração das tecnologias digitais. Este estudo desenvolveu-se como parte da pesquisa interinstitucional Gestão e práticas pedagógicas no âmbito do Programa UCA: desafios e estratégias à consolidação de uma política pública para a Educação Básica , denominada UCABASC, desde a perspectiva dos Estudos Culturais. Esta perspectiva teórico-metodológica propõe a construção de um contexto que situa e dá sentido à intervenção, a partir da explicitação da articulação entre comunicação, cultura e política e aporta elementos para ver como esta articulação atravessa e configura as relações de trabalho colaborativo na escola em três dimensões: na politização do teórico que assegurou elementos para o exercício de ressignificação; na teorização do político que permitiu uma analise critica das diretrizes de políticas educativas nos espaços de formação para integração das tecnologias digitais; e na intervenção nas praticas pedagógicas na escola a partir da analise de duas tensões: entre o individual e o coletivo e entre o instrumental e a integração das Tecnologias Digitais (TD) nas práticas pedagógicas dos professores. Como resultado desse processo foi possível evidenciar as condições histórico-sociais de trabalho na escola que obstaculizam a mediação da rede, mas também as possibilidades de potenciar as relações de trabalho colaborativo na escola mediante o acompanhamento e a configuração de coletivos nos espaços de formação para a integração das TD a partir de uma concepção da rede como espaço de encontro.<br>Abstract : In the present study, we have done a job of understanding and intervention with teachers from a school of basic education in order to reframe the relationships of collaborative work with the mediation of the network in the training spaces for integration of digital technologies. This study has been developed as part of institutional research \"Management and pedagogical practices within the UCA program: challenges and strategies for the consolidation of public policy for Basic Education , named UCABASC, from the perspective of Cultural Studies. This theoretical and methodological perspective proposes the construction of a context that situates and gives meaning to the intervention, from the explanation of the relationship among communication, culture and politics and it brings elements to see how this joint crosses and configures collaborative working relationships at school in three dimensions: in the politicization of the theoretical that has secured elements for the exercise of reframing; in the theoretical of the politicization that has allowed a critical analysis of educational policy guidelines on training spaces for integration of digital technologies; and in the intervention of pedagogical practices at school from the analysis of two tensions: between the individual and the collective and between the instrumental and the integration of Digital Technologies (TD) in the pedagogical practices of teachers . As a result of this process it has been possible to highlight the historical and social conditions of work in the school that prevent the mediation of the network, but also the possibilities to enhance collaborative working relationships at school through monitoring and configuration of the collective training spaces for integration the (TD) from a conception of the network as a meeting space.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194241
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View
PEED1130-D.pdf 2.718Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar