dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Marques, Carlos Alberto |
|
dc.contributor.author |
Marcelino, Leonardo Victor |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-25T16:42:54Z |
|
dc.date.available |
2019-03-25T16:42:54Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.other |
328677 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194031 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014. |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho investiga aspectos da inserção das biotecnologias no ensino de química por meio de um Estudo de Caso Comparativo entre duas escolas públicas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS), onde esse tema se apresenta de diversas formas, sendo a soja transgênica uma das mais importantes. A transgenia vem se alastrando e ganhando importância da sociedade atual, mas é motivo de debates científicos quanto aos riscos à saúde, ecologia e sociedade. Essa pesquisa objetiva discutir as compreensões sobre biotecnologias de professores de química do ensino médio e as relações que eles estabelecem entre esse tema e o ensino de química, visando à educação para democratização da tomada de decisão. Assim, discutiram-se as relações entre química e biotecnologias com relação às controvérsias do tema, por meio da insuficiência do conceito de Equivalência Substancial e relevância do Princípio da Precaução. Defendeu-se a tomada de decisão com processo multifatorial, que considere outros conhecimentos além dos conceitos científicos (que são insuficientes para embasar a decisão). Assim, discutiram-se valores e paradigmas subjacentes à química e as biotecnologias como um conteúdo pedagógico, integrando referenciais CTS latino-americanos e freireanos, a partir de temas controversos. Investigaram-se como os temas biotecnológicos estão sendo discutidos na mídia, nos trabalhos publicados em revistas científicas da área de ensino e em um livro didático adotado pelas escolas. De modo complementar, foram analisadas pela Análise Textual Discursiva (ATD) as compreensões sobre as biotecnologias de dois professores de uma escola urbana e de um professor de uma escola agrícola (os Casos Comparativos), a partir de cinco categorias a priori e de subcategorias emergentes dos sentidos das falas dos professores: (1) Relação entre Química e Biotecnologias: suporte ao processo de produção; (2) Abordagens das biotecnologias no Ensino de Química, com as subcategorias Abordagem Atual e Dificuldades para Abordagem; (3) Justificativas para a Abordagem das biotecnologias no Ensino de Química, subdividida em Preparação para Atuar na Sociedade e Formação Profissional; (4) Percepções de Risco Biotecnológico: a certeza científica; e (5) Aspectos para Tomada de Decisão sobre Temas Biotecnológicos, com as subcategorias Certezas Científicas e Nenhuma Alternativa e Valores e Mitos. A revisão em periódicos e LD e as entrevistas indicaram que as biotecnologias ainda são pouco compreendidas e que as suas relações com o ensino (de química e de ciências) ainda não foram suficientemente exploradas pelos educadorese químicos. Os professores entrevistados compreendem as biotecnologias como processo produtivo, mas não mencionaram abertamente a contribuição da Química na situação. Na inserção das biotecnologias no ensino de química, eles focalizaram mais as abordagens metodológicas (como a necessária multidisciplinaridade e a importância da experimentação) do que as relações conceituais. A formação de professores foi defendida por eles para superar a falta de conhecimentos em biotecnologia e refletir sobre a docência. Eles apresentaram justificativas ingênuas sobre o papel da educação para a participação social, a tomada de decisões e a libertação social. Foi com base na certeza científica que se formularam as suas percepçoes de risco bitecnológico, com pouca influência contextual, e também a sua aceitação dos transgênicos. Enfim, essa pesquisa possibilitou encontrar que os obstáculos a serem superados para inserir as biotecnologias no ensino (de química) são os mitos da atividade científica, com atenção para a crença na certeza científica, os objetivos pedagógicos e os valores que os subjazem. Defende-se, portanto, a discussão desses fatores tanto na formação inicial e/ou permanente, quanto em livros didáticos.<br> |
|
dc.description.abstract |
Abstract : This work investigates the insertion of biotechnologies in Chemistry teaching by means of a Comparative Study Case between two public schools in Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS), where the theme is presented in many ways, the transgenic soybean is one of the most important. The transgenic crops are spreading and gaining importance in the contemporary society, although they are subject of scientific debate concerning to the risks to health, ecology and society. This research aims to discuss the comprehensions on biotechnologies by high school chemistry teachers and the relationships they establish between the theme and chemistry teaching, towards an education for democratic decision-making. Therefore, it was discussed the relationships between chemistry and biotechnologies linked to the controversies of the theme through the insufficient concept of Substantial Equivalence and the relevance of the Precautionary Principle. It is defended the Multiple Criteria Decision-Making, which considers beyond scientific concepts (deficient for basing the decision). Thus, it was discussed the values and paradigms underlying chemistry and biotechnologies as a pedagogical content, embodying STS? and Paulo Freire?s benchmarks, from controversial themes. It was researched how biotechnological themes are being treated in media, in papers published in journals from teaching area and in the textbook adopted by the schools. Complementarily, it was analyzed by Discursive Textual Analysis the comprehensions on biotechnologies of two teachers from a urban school and of a teacher from a rural school (the Comparative Cases), from the view of five a priori categories and its subcategories: (1) Relationship between Chemistry and Biotechnologies: support to the production process; (2) Approaches of Biotechnologies in Chemistry Teaching, with the subcategories Current Approach and Difficulties to the Approach; (3) Justifications for Approaching Biotechnologies in Chemistry Teaching, subcategorized in Preparation for Acting in Society and Professional Formation; (4) Biotechnological Risk Perceptions: the scientific certainty; and (5) Aspects for Decision-Making about Biotechnological Themes, under the subcategories Scientific Certainty and No Alternatives and Values and Myths. The revision in journals and textbooks and the interviews indicated that biotechnologies are still poorly comprehended and that its relations with (chemistry and science) teaching are not well explored yet by educators and chemists. The interviewed teachers comprehend biotechnologies as a productive process, but they have not explicitly mentioned the contributions ofchemistry. In the approaching of biotechnologies in chemistry teaching, the focused more on methodological approaches (like the needed multidisciplinar approach and experimentation) than on conceptual relations. The formation of teachers was defended by them as a way to overcome the lack of knowledge in biotechnologies and to bethink the decency. They presented naïve justifications about the role of education for social participation, decision-making and social emancipation. The scientific certainty based the formulation of biotechnological risk perceptions by the teachers, with little contextual influence. Finally, this research enabled to find obstacles to be overcome to insert biotechnologies in (chemistry) teaching, namely the myths of scientific activity, regarding the scientific certainty, the pedagogical objectives and the values underlying them. It is defended, then, the discussion of these factors in the initial and permanent formation of teachers, as well in the chemistry textbooks. |
en |
dc.format.extent |
217 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Educação científica e tecnológica |
|
dc.subject.classification |
Química |
|
dc.subject.classification |
Biotecnologia |
|
dc.title |
Compreensões de professores sobre abordagens da biotecnologia no ensimo de química |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|