Concepções de didática nas publicações da área da educação infantil no periódico de 2000-2014: uma investigação a partir da perspectiva da ontologia crítica

DSpace Repository

A- A A+

Concepções de didática nas publicações da área da educação infantil no periódico de 2000-2014: uma investigação a partir da perspectiva da ontologia crítica

Show full item record

Title: Concepções de didática nas publicações da área da educação infantil no periódico de 2000-2014: uma investigação a partir da perspectiva da ontologia crítica
Author: Peixe, Débora Cristina de Sampaio
Abstract: A presente tese se constitui como um estudo teórico e empírico desenvolvido à luz do Materialismo Dialético, enfatizando duas grandes áreas do conhecimento: a filosofia e a psicologia. Tem-se como base teórico-metodológica a Ontologia Crítica de György Lukács (1885-1971) e a Teoria Histórico-Cultural, destacando as contribuições de Lev Semiónovich Vigotski (1896-1934), Alexis Leontiev (1903-1979) e Vasíli Vasíl evitch Davídov (1930-1998). A tese teve por objetivo geral: conhecer as principais concepções de didática nas publicações da área da Educação Infantil no período de 2000-2014. Nessa direção, apresenta-se alguns aspectos-chave do processo histórico da constituição da Educação Infantil e da didática; mapeia-se e analisa-se as publicações (teses e dissertações) nas bases de dados selecionadas e as concepções de didática expressas nas diferentes perspectivas da área. Depreende-se que as diferentes concepções de didática identificadas nas publicações são pautadas por distintas bases teórico-metodológicas, e a maioria é notadamente caracterizada pelo ecletismo de ideias e fortemente esquadrinhada pelo aporte pós-moderno. Por meio do estudo realizado, a partir do campo filosófico marxista e, sobretudo, do método, compreende-se que a didática teoria geral do ensino , à luz dos pressupostos ontometodológicos, pode conferir à dialética unidade entre a teoria e a prática na relação dos sujeitos da atividade educativa (professor e alunos). Defende-se a tese de que o professor, por meio de uma concepção de didática vinculada à Teoria da Atividade, considerando a atividade de ensino e de aprendizagem, pode contribuir efetivamente, a partir do planejamento de ensino e da mediação do conhecimento histórica e culturalmente produzido pela generidade humana, para o desenvolvimento das máximas qualidades do homem desde a Educação Infantil.Abstract : The present thesis is a theoretical and empirical study developed in the Dialectical Materialism aproach, emphasizing two great areas of the knowledge: the philosophy and the psychology. Our approach is the theory of Gyorgy Lukács's Critical Ontology (1885-1971) and Historical-Cultural Theory, highlighting the contributions of Lev Semyonovich Vigotski (1896-1934), Alexis Leontiev (1903-1979) and Vasili Vasilyevich Davidov (1930-1998). The thesis had as general objective: to know the main conceptions of didactics in the publications of the area of the Child Education in the period of 2000-2014. In this direction, we present some main aspects of the historical process of the Early Childhood Education and didactics; we map and analyze the publications (theses and dissertations) in the selected databases and analyze the didactic conceptions expressed in the different perspectives of the area. We note that the different conceptions of didactics identified in the publications are based on different theoretical and methodological bases, and most of them are characterized by the eclecticism of ideas and strongly scrutinized by the postmodern contribution. We understand, through our study of Marxist philosophical field and, above all, of that method, that didactics the general theory of teaching in the ontometodological presupposition's aproach can confer the dialectical unity between theory and practice relationed to subjects of the educational activity (teacher and students). We advocate the thesis that the teacher, through a didactic concept linked to the Theory of Activity, considering the teaching and learning activity, can effectively contribute, from the planning of teaching and mediation of knowledge historically and culturally produced by human development, for the development of the highest qualities of man since Child Education.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193616
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PEED1329-T.pdf 5.500Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar