A financeirização da educação superior brasileira: o caso do Grupo Kroton

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A financeirização da educação superior brasileira: o caso do Grupo Kroton

Mostrar registro completo

Título: A financeirização da educação superior brasileira: o caso do Grupo Kroton
Autor: Soares, Carla Fernanda Zanata
Resumo: Nesta dissertação de mestrado estudamos como a concepção acerca da financeirização da educação superior vem sendo discutida por certa parte da comunidade acadêmica do campo da educação. Estudamos também algumas práticas empreendidas pelo Grupo Kroton, no que concerne à produção direta e ao comércio da educação superior, na perspectiva do fenômeno que envolve tais práticas, qual seja: o fenômeno da financeirização. Para realizar esta pesquisa, apoiamo-nos em alguns referentes teórico-metodológicos Marx (2008), Lenin (2012), Chesnais (2005) e Fontes (2010), entre outros - na busca pela tentativa de uma breve aproximação com uma formulação da concepção de financeirização e de como o fenômeno ocorre na educação superior. Também estudamos determinados documentos do Kroton, encontrados e coletados em sua página virtual, visando compreender como é seu modus operandi. Para entender e tentar formular uma certa concepção sobre a financeirização no caso do Kroton, estudamos uma parte da política de educação superior brasileira formulada nos anos finais da década de 1990 até meados da segunda década dos anos 2000. O objetivo foi identificar nas práticas mercadológicas do Grupo Kroton, elementos que sustentassem nossa ideia de que no caso específico de tal empresa, a produção direta e a comercialização da mercadoria educação são atravessadas pelo fenômeno da financeirização. Concluímos que a financeirização da educação superior se expressa na produção e no comércio da mercadoria educação do Kroton, e que integra a totalidade do movimento do capital. Verificamos que o fenômeno se torna possível especialmente por meio de medidas do Estado capitalista (políticas, leis e programas, entre outras formas reguladoras da oferta da educação), e que decorre de tal processo, a criação de outra mercadoria: o dinheiro. Concluímos também, que a educação financeirizada do Grupo Kroton, dá lugar a formação de uma parcela da classe trabalhadora os jovens trabalhadores que buscam a formação de nível superior para ingressar no mercado de trabalho, nos moldes dos interesses do Capital, qual seja: construir indivíduos comprometidos não com a emancipação humana capaz de romper com a lógica da dominação de classe, mas com a perpetuação do sistema capitalista de produção baseado na expropriação do trabalho.Abstract : In this dissertation we study how the conception about the financialization of higher education has been discussed by a certain part of the academic community in the field of education. We also study some practices undertaken by the Kroton Group regarding the direct production and trade of higher education, in the perspective of the phenomenon that involves such practices, namely: the phenomenon of financialization. In order to carry out this research, we rely on some theoretical-methodological references - Marx (2008), Lenin (2012), Chesnais (2005) and Fontes (2010), among others - in the search for a short approximation with a formulation of conception of financialization and how the phenomenon occurs in higher education. We also study certain Kroton documents, found and collected on their virtual page, in order to understand how their modus operandi is. To understand and try to formulate a certain conception about financialization in the Kroton case, we studied a part of the Brazilian higher education policy formulated in the late 1990s through the mid-2000s. The objective was to identify Kroton Group, elements that support our idea that in the specific case of such a company, the direct production and commercialization of the commodity education are crossed by the phenomenon of financialization. We conclude that the financialization of higher education is expressed in the production and trade of the education commodity of Kroton, and which integrates the whole movement of capital. We see that the phenomenon is made possible especially by measures of the capitalist state (policies, laws and programs, among other forms regulating the supply of education), and that is the result of such a process, the creation of another commodity: money. We also conclude that the financial education of the Kroton Group gives rise to the formation of a portion of the working class - young workers - who seek higher education to enter the labor market, according to the interests of Capital, namely: to construct individuals, committed not to human emancipation capable of breaking with the logic of class domination, but with the perpetuation of the capitalist system of production based on the expropriation of labor.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193603
Data: 2018


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEED1325-D.pdf 1.972Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar