Consciência de classe e educação: anotações introdutórias de um estudo crítico

DSpace Repository

A- A A+

Consciência de classe e educação: anotações introdutórias de um estudo crítico

Show full item record

Title: Consciência de classe e educação: anotações introdutórias de um estudo crítico
Author: Garcia, Matheus Rodrigues Lima Affonso
Abstract: Tanto a consciência de classe quanto educação são categorias complexas que demandam estudos cuidadosos acerca de suas especificados e contribuições para o campo do marxismo e para a busca pela superação do modo de produção vigente. Neste trabalho, busquei iniciar apontamentos que relacionassem, se possível, as categorias supracitadas de forma a verificar se há alguma relação de consequência entre elas em que a educação seja responsável por estabelecer modificações na consciência dos trabalhadores. Considerando a complexidade apresentada pelas temáticas e as possibilidades apresentadas na escrita de uma dissertação, a busca por relacionar as categorias é feita por meio da análise de estudos de caso em que Celso Frederico e Ricardo Antunes apresentam cotidianos de trabalhadores em diferentes fábricas e diferentes contextos históricos e que, em alguma medida, esses se relacionam com o processo educacional. Assim, para responder o problema de pesquisa como a relação entre consciência de classe e educação é tratada na obra de autores que escreveram sobre consciência de classe em dois momentos históricos?,analisei as obras Consciência operária no Brasil (1978) e A vanguarda operária (1979), de Celso Frederico e A rebeldia do trabalho (1992) e Classe operária, sindicato e partido no Brasil (1982), de Ricardo Antunes. Essa análise, por sua vez, é feita com base em um referencial teórico marxista em que se almeja, com ela, a compreensão de caminhos para a superação do modo de produção capitalista.Abstract : Both the class consciousness and education are complex categories, which require careful study of their specificities and contributions to Marxism field and the quest for overcoming the current mode of production. In this paper, I have tried to initiate notes that relate, if possible, the above categories in order to verify if there is any relation of consequence between them in which education is responsible for making changes in the workers' consciousness. Considering the complexity presented by the themes and the possibilities presented in the writing of a dissertation, the quest for relating the categories is done through the analysis of case studies in which Celso Frederico and Ricardo Antunes present daily workers in different factories and different historical contexts and somehow relate to the educational process. Therefore, to answer the research question how does the relationship between class consciousness and education is covered in the work of authors who have written about class consciousness at two historical moments?I analyzedthepapersConsciência operária no Brasil (1978) andA vanguarda operária (1979), of Celso Frederico andA rebeldia do trabalho (1992) andClasse operária, sindicato e partido no Brasil (1982), of Ricardo Antunes. This analysis, on the other hand, is based on a Marxist theoretical benchmark in which one seeks to understand the ways of overcoming the capitalist mode of production.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193594
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PEED1330-D.pdf 781.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar