Oficinas de criação de histórias inventadas: experimentações em uma pesquisa em educação ambiental

DSpace Repository

A- A A+

Oficinas de criação de histórias inventadas: experimentações em uma pesquisa em educação ambiental

Show full item record

Title: Oficinas de criação de histórias inventadas: experimentações em uma pesquisa em educação ambiental
Author: Krelling, Aline Gevaerd
Abstract: Esta pesquisa de Doutorado em educação ambiental com crianças aconteceu no cotidiano de uma escola pública municipal localizada na região Sul do Brasil e operou com os conceitos de narrativa, imaginação e brincadeira. Uma pesquisa que apostou nas narrativas como potencializadoras de pensamentos e afetos, que proliferou modos de estimular as crianças a contar histórias no espaço escolar. Durante onze semanas fui ao encontro de uma turma de crianças de 4º. ano do ensino fundamental para contar/ouvir/criar histórias. Estas oficinas-encontro, nomeadas de oficinas de criação de histórias inventadas , foram pensadas como espaços de experimentação que se (re)inventaram a cada história compartilhada. Selecionei criteriosamente livros variados endereçados às crianças que inspiraram e atuaram na composição destas oficinas, para com eles pensar nas possibilidades de criação narrativa que podem surgir em um conjunto de oficinas aberto à experimentação e assim, inventar um outro modo de falar do ambiente, de pensá-lo como um campo de relações quase infinitas. Com as narrativas criadas pelas crianças, pude me aventurar por entre escritas imaginativas brincantes, que me permitiram não só corporificar os conceitos que nortearam esta investigação como mobilizar pensamentos para pensar esta pesquisa, que defende a necessidade de oportunizarmos as melhores condições para que a imaginação infantil possa ser cultivada e para que autoria narrativa infantil possa germinar. As histórias inventadas pelas crianças podem nos contar muito de seu universo, através do narrar podem expressar, criar e compartilhar mundos possíveis que habitam com a sua imaginação. Quando as crianças têm a oportunidade de explorarem sua própria autoria narrativa, elas podem refletir e dar sentido à própria experiência.Abstract : This doctorate research in environmental education with children happened into the everyday of a public municipal school located in the Brazil southern region, and operated with the concepts of narrative, imagination and plays. One research that gambled on the narratives as thoughts and affection potentializers, and proliferated the possible ways to stimulate children to story tell in the school space. During eleven weeks I met a group of 4th grade of fundamental school to tell/listen/create histories. These workshop-meetings, named invented histories creation workshops , were planned as experimentation spaces that (re)invented themselves at each shared history. Several books were selected with criterion, addressed to the children that inspired and acted in the composition of these workshops, to think with them about the possibilities of narrative creation that can emerge from a set of workshops open to experimentation, and invent another way of speak about the environment, and to think about it as a field of almost infinite relationships. In possession of the narratives created by the children, I could venture into the playful imaginative writings, that allowed me not only to embody the concepts that guide this investigation, as to mobilize thoughts to think about this research, that defends the necessity of create opportunities to assure better conditions where the child s imagination could be cultivated, and where the child author narrative could germinate. The invented histories by the children can tell us a lot about their universe, and through the narrative they can express themselves, create and share possible worlds that inhabits with their imagination. When the children have the opportunity to explore their own author narrative, they can reflect about it and give a sense to their own experience.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192807
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PEED1320-T.pdf 3.090Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar