Title: | O processo de formação científico-tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Pato Branco - a partir da relação trabalho, tecnologia e educação |
Author: | Trindade, Glademir Alves |
Abstract: |
Esta tese tem por objetivo analisar o ensino tecnológico oferecido no Campus Pato Branco e a concepção de tecnologia a ele subjacente, a partir da relação trabalho, tecnologia e educação. Com base no materialismo histórico dialético, lançamos mão das categorias de Trabalho, Tecnologia e Ensino tecnológico para identificar as possibilidades de uma formação científico-tecnológica crítica a partir da perspectiva marxista. Para isso, analisamos, a relação entre o processo de trabalho e o processo tecnológico e suas implicações a partir do materialismo histórico dialético; explicitamos a concepção capitalista de tecnologia e seus desdobramentos a partir da ideia de neutralidade científica, do determinismo tecnológico e do atual fetiche em torno da tecnologia; Identificamos as transformações da base produtiva e das relações de produção e trabalho onde o Campus Pato Branco está inserido; e apresentamos alguns elementos que evidenciam as possibilidades de um ensino tecnológico para além do capital a partir da experiência de ensino do Campus Pato Branco. A pesquisa de campo realizou-se no Campus Pato Branco, por meio de pesquisa documental e entrevista com a Diretoria geral, Diretoria de Graduação e Educação Profissional, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias e aos professores três de cada curso dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, além da aplicação de um questionário aos alunos do primeiro e último período dos respectivos cursos. Concluímos que embora o ensino tecnológico oferecido no Campus Pato Branco apareça adequado às demandas do capital é possível e necessário disputar este espaço em função de um projeto de ensino para além do mesmo, a partir da crítica radical das relações sociais de produção capitalista, isto é, da tecnologia projetada pelos capitalistas. Abstract : This thesis has as an objective to analyse the technological education offered in Campus Pato Branco and the technological conception underlying it, based on work-relation, technology and education. Based on the Dialectical and Historical Materialism, we use the categories of Labour, Technology and Technological Education to identify the possibilities of a critical cientific-technological formation on a marxist perspective. For this purpose, we analyse, the relation between the working process and the technological process and its implications from Dialectical and Historical Materialism; We clarify the capitalist conception of technology and its consequences based on the idea of cientific neutrality, technological determinism and the current fetish around techlogy; We identify the transformations of the production base and of the production and work relations where the Campus Pato Branco is inserted; And we present a few elements which evidence the possibilities of a technological education beyond capital, based on Campus Pato Branco education experience. The field research happened in Campus Pato Branco, through documentary research and interviews with the Board of Directors, Graduate and Professional Education Department, Research and Postgraduate Department, Business and Community Relations Department and teachers three of each course from Civil Engineering, Electrical Engineering and Mechanical Engineering, besides the application of a questionnaire to the students of the first and last period of the respective courses. We conclud that despite the technological education offered in Campus Pato Branco seems fit to the capital s demands it is possible and necessary to dispute it aiming to an Education Project which goes beyond the capital, based on the radical critique of the capitalist social relations of production, that is to say, the technology projected by the capitalists. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191262 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1311-T.pdf | 4.275Mb |
View/ |