Title: | A narrativa como caminho de formação: um estudo sobre a arte de narrar, a experiência e a imaginação na escola |
Author: | Ferreira, Carolina Arruda |
Abstract: |
O trabalho aqui apresentado se vincula à linha de pesquisa Educação e Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Teve como objetivo explorar a relação entre uma formação escolar centrada em narrativas e o desenvolvimento de processos de subjetivação. A definição de narrativa na qual nos apoiamos a entende principalmente como gênero discursivo e forma de conhecimento (RICOEUR, 2010; BRUNER, 1997). A partir da contribuição de alguns autores como Walter Benjamin, Kieran Egan, entre outros, destacamos a importância da narrativa no estímulo à imaginação e como caminho para o compartilhamento de experiências entre professores e alunos, em suporte aos processos de aprendizagem e significação. Nesse contexto, a arte narrativa converte-se em objeto de estudo deste trabalho, na forma da exposição oral das professoras ou professores durante o ensino fundamental em escolas de Pedagogia Waldorf. Tivemos como um campo de estudo as aulas em duas escolas vinculadas a essa pedagogia, com foco na narrativa como caminho pedagógico em turmas de terceiro ao sétimo ano do ensino fundamental. Além da observação participante, foram realizadas entrevistas semi estruturadas, de cunho autobiográfico, com cinco adultos que fizeram toda a sua formação em escolas Waldorf, quando eram crianças. Estas entrevistas tiveram como foco as lembranças de suas trajetórias escolares até a chegada na vida adulta e o estabelecimento profissional. A análise das entrevistas nos ajudou a compreender a relação entre processos de formação centrado em narrativas e processos de subjetivação como caminhos para a apropriação pessoal do processo formativo (autoformação), o que pode ser relacionado à conquista da autonomia na vida adulta. Como suporte para esta análise, apoiamo-nos na concepção de autonomia de Paulo Freire, em diálogo com a ideia de educação para liberdade em Rudolf Steiner, uma articulação sugerida por Bach Jr (2012). O estudo nos ajudou a alcançar uma compreensão mais precisa sobre a relação entre narrativas e processos de subjetivação na aprendizagem, em concomitância com a formação do eu. Abstract : This dissertation was developed within the line of research in Education and Communication at the Graduate Program in Education of the Federal University at Santa Catarina. The aim of the dissertation is to explore the relationship between a narrative-centered school education and the development of subjectivation processes and the subject's autonomy. The work is based upon an understanding of narrative as both discursive genre and form of knowledge. Based upon the contribution of authors such as Walter Benjamin, Kieran Egan, among others, the research highlights the importance of narrative in promoting imagination the sharing of experiences between teachers and students, to support learning processes and its significance. In this context, "narrative art" becomes the object of study, giving special attention to the oral storytelling by teachers during the "main class" in Waldorf schools. The field study involved observation of classes in two schools oriented by this pedagogy, focusing on the narrative classroom practices from third to seventh grade of elementary school. In addition to participant observation, were conducted semi-structured autobiographical interviews with five adults who studied in Waldorf schools when they were children. These interviews focused on memories of their school trajectories, until the beginning of adult life and of their professional establishment. The analysis of the interviews helped to understand the relationship between a process of narrative-centered education and the personal appropriation of the formative process itself (self-formation), which was related to the achievement of autonomy in adult life. The analysis relied upon Paulo Freire's concept of autonomy, in dialogue with the idea of an education for freedom proposed by Rudolf Steiner, an articulation suggested by Bach Jr. (2012). The study allowed for a more precise understanding the relationship between narratives and processes of subjectivation in learning, alongside with the formation of the self. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191258 |
Date: | 2017 |
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PEED1314-D.pdf | 1.782Mb |
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