Inclusão no Ensino superior: itinerários de vida de acadêmicos com necessidades educacionais especiais
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dc.contributor.author |
MOMBERGER, Moana Meinhardt |
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dc.date.accessioned |
2018-11-01T07:15:21Z |
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dc.date.available |
2018-11-01T07:15:21Z |
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dc.date.issued |
2007 |
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dc.identifier.citation |
MOMBERGER, Moana Meinhardt. Inclusão no Ensino superior: itinerários de vida de acadêmicos com necessidades educacionais especiais. 2007. 135 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2015. Orientadora: Dra. Margareth Schäffer |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190999 |
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dc.description.abstract |
A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender como os sujeitos com necessidades educacionais especiais vêem e percebem os movimentos em prol da educação inclusiva, bem como identificar quais suas perspectivas com relação à inclusão, explorando, ainda, os processos inclusivos no Ensino Superior. Para tanto, utilizou-se como estratégia metodológica a análise dos itinerários de vida de três acadêmicos com necessidades educacionais especiais. A escolha desses sujeitos se deu devido ao fato de possibilitarem a análise das práticas de inclusão tanto na educação básica quanto no contexto universitário. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os três sujeitos investigados e os dados coletados foram analisados a partir dos pressupostos da teoria sócio-histórica e dos estudos sobre defectologia de Vygotski. Considerando que não foram estabelecidas categorias de análise a priori, os dados coletados foram agrupados, num esforço que buscou identificar aspectos recorrentes, referenciados nas entrevistas que fossem ao encontro dos objetivos traçados para a pesquisa. Isto posto, foram elencadas as seguintes categorias: o reconhecimento dado pelos sujeitos às suas famílias; os entraves e avanços no fazer inclusivo; as contribuições dos sujeitos para a qualificação das práticas inclusivas em educação e a inclusão no ensino superior. Os três itinerários demonstram a superação do estereotipo de deficiente a partir do investimento nas interações sociais dos sujeitos. A partir da análise dos dados pôde- se observar ainda que o preconceito apresenta-se como um dos principais entraves ao fazer inclusivo, o que por sua vez origina-se da falta de conhecimento e contato com as pessoas com necessidades especiais. Da mesma forma, a inclusão no ensino superior mostrou-se como um tema que precisa ser incorporado à pauta de estudos e debates da sociedade e, principalmente das instituições universitárias. Por fim, cabe ressaltar que os sujeitos com necessidades especiais se mostram abertos ao debate e à construção de uma sociedade inclusiva e muito tem a nos dizer e a contribuir. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UFGRS |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Necessidades especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Básica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior |
pt_BR |
dc.title |
Inclusão no Ensino superior: itinerários de vida de acadêmicos com necessidades educacionais especiais |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |
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