Intérprete educacional de Libras: afirmações e conflitos da profissão

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Intérprete educacional de Libras: afirmações e conflitos da profissão

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dc.contributor.author SOARES, Naiara Greice
dc.date.accessioned 2018-11-01T06:02:13Z
dc.date.available 2018-11-01T06:02:13Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation SOARES, Naiara Greice. Intérprete educacional de Libras: afirmações e conflitos da profissão. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal da Fronteira do Sul. 2018. Orientadora: Dra. Adriana Salete Loss pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190991
dc.description.abstract A presente pesquisa discorre sobre o profissional Intérprete Educacional de Libras e tem como objetivo principal identificar e analisar as percepções de Intérpretes Educacionais quanto à sua atuação profissional em sala de aula, sendo que muitas questões relacionadas às atribuições desses profissionais são geradoras de conflitos e tensionadas pelo fato de já atuarem no ambiente escolar. Diante desse cenário, a investigação denominada “Intérprete Educacional de Libras: afirmações e conflitos da profissão” tem sua origem no seguinte problema: Como o Intérprete Educacional percebe sua atuação profissional na sala de aula? E como ele atua? No anseio de tencionar reflexões acerca do problema configurado e buscar respostas, o estudo insere-se na abordagem descritivo-interpretativa, com a realização de oito entrevistas narrativas com Intérpretes Educacionais (IE), sendo seis entrevistas com IEs atuantes, com formação e em processo de formação, e duas entrevistas com Intérpretes de Língua de Sinais, futuras IEs. O material constituído pelas entrevistas é esmiuçado na perspectiva da Análise do Discurso, tendo como arcabouço teórico as contribuições de Michel Foucault. Diante das narrativas, contempla-se, a influência das experiências vividas em determinado tempo, a constituição deste profissional, permeado pelo pensamento e pelas narrativas pronunciadas, a relação estabelecida consigo e com os demais protagonistas do ambiente educacional por meio das práticas exercidas, bem como a presente busca pela normalização, pelo disciplinamento e a constante vigilância que ainda hoje persiste neste ambiente, impregnado pela relação de poder e saber. Fatores estes que desencadeiam análises riquíssimas e constatações de que o Intérprete Educacional está inserido em um ambiente que, por sua especificidade, muitas vezes, faz com que ele adote uma postura de professor- Intérprete. Longe da pretensão de julgar posicionamentos e estabelecer certo ou errado, comprova-se a real necessidade de proporcionar momentos de estudo e reflexão a estes profissionais optantes pela área educacional. Nesse sentido, propõe-se uma formação continuada aos Intérpretes Educacionais, no intuito de favorecer a expansão da consciência profissional e da relação consigo e com o outro. O desenvolvimento desses fatores é imprescindível para que a afirmação profissional do Intérprete Educacional supere conflitos, transformando-se em compatibilidade de opiniões relativas à sua atuação, delineando-se, assim, esta profissão essencial nos mais diferentes contextos socioculturais. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UFFS pt_BR
dc.subject Inclusão de surdos pt_BR
dc.subject Intérprete Educacional de Libras pt_BR
dc.subject Profissão pt_BR
dc.title Intérprete educacional de Libras: afirmações e conflitos da profissão pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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SOARES Naiara Greice 2018 (dissertação) UFFS.pdf 1.170Mb PDF View/Open

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