Educação Matemática e Educação de surdos: tecendo memórias na perspectiva da educação inclusiva

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Educação Matemática e Educação de surdos: tecendo memórias na perspectiva da educação inclusiva

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dc.contributor.author SOARES, Maria Eliana
dc.date.accessioned 2018-11-01T05:57:46Z
dc.date.available 2018-11-01T05:57:46Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation SOARES, Maria Eliana. Educação Matemática e Educação de surdos: tecendo memórias na perspectiva da educação inclusiva. 2017. 218 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará. 2017. Orientador: Dr. Elielson Ribeiro de Sales pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190990
dc.description.abstract Impulsionada pela indagação: Quais as percepções de estudantes surdos sobre o processo de ensino-aprendizagem matemática, diante dos desafios da comunicação em sala de aula? Trato neste estudo das minhas “vivências e aprendências” durante duas décadas, na educação básica, na perspectiva da Educação Inclusiva. A relevância em refletir minha própria prática é pela necessidade de protagonizar minha docência na educação inclusiva, pois ao desconhecer o assunto às vezes me fiz ausente, e até conivente diante de minhas limitações com a surdez, segregando e excluindo sem me dar conta disso. Sob uma luz de curiosidade, o enredo docente objetiva analisar as percepções de estudantes surdos sobre o ensino-aprendizagem matemática, considerando a complexidade da comunicação em sala de aula, para o qual volto-me para o ensino-aprendizagem de Matemática para a educação cidadã, a partir de uma investigação científica escolar, na perspectiva da alfabetização científica sobre educação matemática e educação de surdos, visando reflexões teórico-metodológicas que contribuam para práticas pedagógicas inclusivas e futuros estudos nesta área. Teorizo minha história docente, a partir da pesquisa qualitativa na modalidade narrativa (auto) biográfica, na qual narro situações vividas em diferentes contextos da educação básica, considerando as nuances da realidade do ensino regular e a complexidade da educação inclusiva, tendo como ilustração cinco participantes surdos a partir da relevância de suas memórias recheadas de subjetividades. Para interpretá-las, busquei apoio nos parâmetros da hermenêutica; da teoria sócio-histórico de Vygotsky, que trata do pensamento e linguagem numa relação intrínseca entre o homem e a sociedade; da objetivação cultural de Radford, que apresenta a formação do homem num processo cíclico a partir dos aspectos culturais, e da Semiótica de Peirce, que apresenta o processo da semiose para a construção das ideias; e ainda das teorias que discutem a educação matemática e a educação de surdos. Para o registro das informações sobre o objeto em estudo, utilizei como instrumento investigativo a entrevista semiestruturada videogravada e observações in lócus, e para a análise do material empírico utilizei-me da Análise Textual Discursiva, considerando os eixos: 1- O contexto social no processo comunicativo da educação matemática; 2 - As interfaces da comunicação na educação matemática; 3 - Elementos que limitam a aprendizagem matemática; 4 - Aspectos potencializadores da aprendizagem matemática. O enredo analisado revelou-me que, embora exista uma legislação que ampara a educação para a inclusão do estudante surdo, as práticas educativas (familiares e escolares) distanciam-se desse ideal, uma vez que as pessoas surdas ainda são vítimas de uma invisibilidade social. As percepções dos protagonistas denunciam a falta de sensibilidade tanto de pais quanto de educadores sobre o respeito à cultura surda, cujos resultados canalizam para a necessidade de formação não apenas no sentido acadêmico, mas também no sentido prático, que perpassa pelo aspecto cultural e porque não dizer ideológico, eis a necessidade de uma reformulação curricular na formação de professores. Como contributo deste estudo para a sociedade, será disponibilizado um material digital orientativo, no qual os próprios estudantes surdos participantes da pesquisa sugerem aos professores de matemática para melhorar suas práticas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UFPA pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Memórias pt_BR
dc.subject Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.title Educação Matemática e Educação de surdos: tecendo memórias na perspectiva da educação inclusiva pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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SOARES Maria Eliana 2017 (dissertação) UFPA.pdf 31.78Mb PDF Visualizar/Abrir

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