Inclusão, surdez e Ensino Médio: perspectivas e possibilidades para o atendimento educacional especializado

DSpace Repository

A- A A+

Inclusão, surdez e Ensino Médio: perspectivas e possibilidades para o atendimento educacional especializado

Show simple item record

dc.contributor.author SOARES, Carlos Henrique Ramos
dc.date.accessioned 2018-11-01T05:51:58Z
dc.date.available 2018-11-01T05:51:58Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation SOARES, Carlos Henrique Ramos. Inclusão, surdez e Ensino Médio: perspectivas e possibilidades para o atendimento educacional especializado. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011. Orientador: Dr. Claudio Roberto Baptista pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190989
dc.description.abstract Com o intuito de ampliar as reflexões sobre a variabilidade de opções pedagógicas que podem ser disponibilizadas aos alunos surdos no ensino comum, o trabalho desenvolvido nesta dissertação de mestrado tem como objetivo descrever e analisar o Atendimento Educacional Especializado oferecido a tais alunos em uma escola municipal de Ensino Médio. As questões que nortearam o referido estudo foram: Como se constituiu o Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos e que profissionais estavam habilitados a prestar esse serviço? Quais eram os objetivos desse serviço de apoio e como era feito o seu planejamento? Em um contexto em que o Atendimento Educacional Especializado se desenvolveu de forma múltipla, quais são os efeitos e os possíveis beneficiários desse trabalho? Estas questões embasaram a análise do movimento institucional organizado e vivenciado pelos gestores da Secretaria Municipal de Educação de um município da região metropolitana de Porto Alegre/RS, pelos membros da equipe diretiva, professores e alunos da escola municipal de Ensino Médio onde o referido projeto foi implantado. Com base nas reflexões do pensamento sistêmico propostas por Gregory Bateson e Humberto Maturana, este estudo foi conduzido por meio da pesquisa qualitativa, priorizando a processualidade do trabalho investigativo, contemplando a subjetividade do pesquisador, dos sujeitos e o contexto no qual estavam inseridos. Nesta perspectiva, os dados do presente trabalho foram coletados com a utilização dos seguintes instrumentos metodológicos: observação participante, análise de documentos, e entrevista semi-estruturada. No que se refere à organização geral do projeto, mereceu destaque a implantação de espaços variados que combinavam a presença de alunos surdos e alunos ouvintes sendo atendidos por diferentes profissionais especialistas em educação de surdos, demonstrando que o Atendimento Educacional Especializado pode ser múltiplo e plural. O desenvolvimento da pesquisa acabou retratando que, se por um lado, havia o reconhecimento de que os alunos surdos possuíam necessidades lingüísticas diferentes e que, por isso, precisavam ser atendidos em alguns momentos separados dos ouvintes, por outro lado, o projeto de inclusão nos indicou que a convivência e a experiência de participar de grupos nos quais há o desafio da Língua Portuguesa, da LIBRAS e de outras formas de comunicação pode ser rica para os alunos surdos, para os alunos ouvintes e para os demais integrantes da comunidade escolar. Os resultados da presente investigação fortalecem a compreensão de que a escola comum, ao repensar e redimensionar suas práticas, deve ser a melhor opção para a educação de todos os alunos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UFRGS pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Atendimento Educacional Especializado pt_BR
dc.title Inclusão, surdez e Ensino Médio: perspectivas e possibilidades para o atendimento educacional especializado pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
SOARES Carlos H ... 11 (dissertação) UFRGS.pdf 1.027Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar