Inclusão, surdez e Ensino Médio: perspectivas e possibilidades para o atendimento educacional especializado
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dc.contributor.author |
SOARES, Carlos Henrique Ramos |
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dc.date.accessioned |
2018-11-01T05:51:58Z |
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dc.date.available |
2018-11-01T05:51:58Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.identifier.citation |
SOARES, Carlos Henrique Ramos. Inclusão, surdez e Ensino Médio: perspectivas e possibilidades para o atendimento educacional especializado. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011. Orientador: Dr. Claudio Roberto Baptista |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190989 |
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dc.description.abstract |
Com o intuito de ampliar as reflexões sobre a variabilidade de opções pedagógicas que podem ser disponibilizadas aos alunos surdos no ensino comum, o trabalho desenvolvido nesta dissertação de mestrado tem como objetivo descrever e analisar o Atendimento Educacional Especializado oferecido a tais alunos em uma escola municipal de Ensino Médio. As questões que nortearam o referido estudo foram: Como se constituiu o Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos e que profissionais estavam habilitados a prestar esse serviço? Quais eram os objetivos desse serviço de apoio e como era feito o seu planejamento? Em um contexto em que o Atendimento Educacional Especializado se desenvolveu de forma múltipla, quais são os efeitos e os possíveis beneficiários desse trabalho? Estas questões embasaram a análise do movimento institucional organizado e vivenciado pelos gestores da Secretaria Municipal de Educação de um município da região metropolitana de Porto Alegre/RS, pelos membros da equipe diretiva, professores e alunos da escola municipal de Ensino Médio onde o referido projeto foi implantado. Com base nas reflexões do pensamento sistêmico propostas por Gregory Bateson e Humberto Maturana, este estudo foi conduzido por meio da pesquisa qualitativa, priorizando a processualidade do trabalho investigativo, contemplando a subjetividade do pesquisador, dos sujeitos e o contexto no qual estavam inseridos. Nesta perspectiva, os dados do presente trabalho foram coletados com a utilização dos seguintes instrumentos metodológicos: observação participante, análise de documentos, e entrevista semi-estruturada. No que se refere à organização geral do projeto, mereceu destaque a implantação de espaços variados que combinavam a presença de alunos surdos e alunos ouvintes sendo atendidos por diferentes profissionais especialistas em educação de surdos, demonstrando que o Atendimento Educacional Especializado pode ser múltiplo e plural. O desenvolvimento da pesquisa acabou retratando que, se por um lado, havia o reconhecimento de que os alunos surdos possuíam necessidades lingüísticas diferentes e que, por isso, precisavam ser atendidos em alguns momentos separados dos ouvintes, por outro lado, o projeto de inclusão nos indicou que a convivência e a experiência de participar de grupos nos quais há o desafio da Língua Portuguesa, da LIBRAS e de outras formas de comunicação pode ser rica para os alunos surdos, para os alunos ouvintes e para os demais integrantes da comunidade escolar. Os resultados da presente investigação fortalecem a compreensão de que a escola comum, ao repensar e redimensionar suas práticas, deve ser a melhor opção para a educação de todos os alunos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
UFRGS |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Especial |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Atendimento Educacional Especializado |
pt_BR |
dc.title |
Inclusão, surdez e Ensino Médio: perspectivas e possibilidades para o atendimento educacional especializado |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |
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