Resoluções estaduais paulista e o professor interlocutor: reflexões dos surdos sobre os processos de escolarização

DSpace Repository

A- A A+

Resoluções estaduais paulista e o professor interlocutor: reflexões dos surdos sobre os processos de escolarização

Show simple item record

dc.contributor.author SALVADOR, Samara de Jesus Lima
dc.date.accessioned 2018-11-01T05:09:35Z
dc.date.available 2018-11-01T05:09:35Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation SALVADOR, Samara de Jesus Lima. Resoluções estaduais paulista e o professor interlocutor: reflexões dos surdos sobre os processos de escolarização. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade de São Paulo. 2017. Orientadora: Dra. Ana Claudia Balieiro Lodi pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190981
dc.description.abstract Desde 2005 a presença de Tradutores e Intérpretes de Libras tornou-se obrigatória nos espaços escolares que possuam alunos surdos matriculados. No entanto, até hoje, este cargo não foi criado pelo Estado de São Paulo, razão pela qual o profissional contratado para exercer esta função na rede estadual de ensino foi denominado Professor Interlocutor (PI). Com o propósito de investigar a realidade vivida pelos alunos surdos nas escolas estaduais paulista, foi delineada esta pesquisa. Seus principais objetivos são compreender como o profissional PI é concebido pelas Resoluções da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, quais as condições concretas de trabalho são a ele oferecidas e quais as implicações desta realidade para os processos educacionais dos surdos a partir do olhar dos próprios alunos. Para a concretização deste último objetivo, foi realizada uma entrevista coletiva com dois alunos surdos matriculados no ensino médio de uma escola estadual. Frente à realidade vivenciada pelos surdos no espaço escola e às lacunas nas políticas estaduais, que não asseguram condições objetivas para seus processos educacionais, conclui-se, em consonância com os entrevistados, que o melhor modelo educacional para surdos é a educação bilíngue em escolas de surdos e, posteriormente, em classes bilíngues nas escolas regulares, acompanhados de intérpretes formados, conforme disposto na legislação federal. Reitera-se, com esta pesquisa, a necessidade de estudos que se proponham a “ver” o que os surdos têm a dizer e, portanto, contribuir para a construção de uma realidade educacional que, efetivamente, os respeite em sua diferença sociocultural e linguística. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher USP pt_BR
dc.subject Resoluções Estaduais Paulista pt_BR
dc.subject Professor interlocutor pt_BR
dc.subject Educação de alunos surdos pt_BR
dc.title Resoluções estaduais paulista e o professor interlocutor: reflexões dos surdos sobre os processos de escolarização pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
SALVADOR Samara ... 2017 (dissertação) USP.pdf 1.738Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar