A diferença e as rasuras do ensino inclusivo: aproximações e distanciamentos entre o atendimento educacional especializado realizado com alunos surdos, e o acontecimento de Deleuze

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A diferença e as rasuras do ensino inclusivo: aproximações e distanciamentos entre o atendimento educacional especializado realizado com alunos surdos, e o acontecimento de Deleuze

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dc.contributor.author RAMOS, Eliane de Souza
dc.date.accessioned 2018-11-01T04:53:16Z
dc.date.available 2018-11-01T04:53:16Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation RAMOS, Eliane de Souza. A diferença e as rasuras do ensino inclusivo: aproximações e distanciamentos entre o atendimento educacional especializado realizado com alunos surdos, e o acontecimento de Deleuze. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade de Campinas. 2013. Orientadora: Dra. Maria Teresa Eglér Mantoan pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190978
dc.description.abstract O desafio da diferença nas escolas mobiliza transformações no ensino por elas ministrado. O Atendimento Educacional Especializado/AEE realizado com alunos surdos colabora com estas transformações, pois permite conexões entre a Filosofia, a Ciência, a Arte e a Vida. Aproximações e distanciamentos se dão conforme os limites de um plano de imanência. Nas palavras de seu criador, o filósofo contemporâneo Gilles Deleuze (2010), sem um plano de imanência nos perderíamos no infinito do pensamento e nos manteríamos no caos. Um plano de imanência intensifica a criação na medida em que possibilita o trânsito entre o caos e o já existente no sujeito. Proponho neste estudo o roubo criativo de conceitos, teorias e tendências para assumir a aula/encontro no AEE como um Acontecimento (Deleuze, 2010), a partir da rememoração de uma experiência por mim vivida enquanto professora do AEE, ao atender um aluno surdo cursando o ensino superior em 2009 e 2010. Este trabalho compõe-se de narrativas chamadas Mônadas (BENJAMIN, 2011). Elas retratam momentos de ensino da Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS, da leitura na Língua Portuguesa e são acompanhadas por comentários que articulam constructos teóricos de Deleuze, Guatarri, Benjamin, Bauman, Santos, Larrosa, Mantoan e demais autores. Parto dos estudos de Deleuze para defender que educar é agenciar, produzir dispositivos de agenciamento. Neste estudo evidencia-se que de fato é impossível planejar, prever e controlar o Acontecimento no AEE. Algumas experiências educacionais narradas neste estudo fizeram emergir elementos que o impedem. Dentre eles destaco: dar a ler o que os alunos não sabem; ensinar o que se sabe e afastar-se do conceito de diferença humana. Tais elementos surgiram durante o Atendimento Educacional Especializado/AEE que realizei com um aluno que tem surdez, foco deste trabalho, mas podem estar presentes tanto no ensino regular como na Educação Especial. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UNICAMP pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Diferença pt_BR
dc.subject Atendimento Educacional Especializado pt_BR
dc.subject AEE com alunos surdos pt_BR
dc.title A diferença e as rasuras do ensino inclusivo: aproximações e distanciamentos entre o atendimento educacional especializado realizado com alunos surdos, e o acontecimento de Deleuze pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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RAMOS Eliane d ... (dissertação) UNICAMP.pdf 2.727Mb PDF View/Open

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