Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica

DSpace Repository

A- A A+

Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica

Show simple item record

dc.contributor.author PAIVA, Vinícius Balbino
dc.date.accessioned 2018-11-01T04:41:25Z
dc.date.available 2018-11-01T04:41:25Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation PAIVA, Vinícius Balbino. Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação). Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016. Orientadora: Dra. Sheila Cristina Ribeiro Rego pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190977
dc.description.abstract O presente trabalho pretende contribuir para a educação de alunos surdos no ensino de Física, discutindo sua compreensão sobre conceitos básicos de óptica geométrica. É tomado como ponto de partida um levantamento de artigos publicados em eventos nas áreas de ensino de Física e de Ciências voltados para alunos surdos, no período de 2005 a 2014. Este revelou uma carência de trabalhos sobre o tema e propostas de ensino, em geral, desarticuladas entre si, superficiais, incompletas e repetitivas. Buscando aprofundar e contribuir neste campo, foi realizada uma atividade com 3 alunos surdos do Ensino Médio numa escola pública de Minas Gerais sobre óptica geométrica, assunto inexplorado entre os trabalhos levantados, à luz dos conceitos de concepções alternativas, o que constitui a pesquisa de caráter exploratório desta dissertação. Através da análise do questionário aplicado e dos vídeos capturados busca-se responder qual a compreensão desses alunos a respeito de conceitos básicos da óptica geométrica. Para tanto, o trabalho de pesquisa foi subdividido na análise da representação gestual das respostas em Libras, verificação de concepções alternativas com distinção entre termos cotidianos e científicos e comparação com outras respostas observadas em diferentes estudos. São utilizados como referencial teórico os trabalhos de Lev Semenovitch Vygotsky, Madalena Baptista e Ana Paula Santana sobre linguagem, educação e comunicação na surdez, bem como as pesquisas sobre concepções alternativas de João Batista Siqueira Harres. Nas considerações finais desta dissertação são apresentadas as concepções alternativas identificadas sobre o conteúdo, os gestos elaborados para a expressão dos raciocínios, uma discussão sobre a significação de sinais em Libras relacionados com o tema da atividade e uma comparação entre a capacidade de aprendizagem de alunos surdos e ouvintes com base nos trabalhos de Harres. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher CEFET-RJ pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.title Ensino de Física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PAIVA Vinícius ... (dissertação) CEFET-RJ.pdf 765.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar