Ensino de Matemática para surdos: uma abordagem bilíngue

DSpace Repository

A- A A+

Ensino de Matemática para surdos: uma abordagem bilíngue

Show simple item record

dc.contributor.author MOREIRA, Soliane
dc.date.accessioned 2018-11-01T04:32:08Z
dc.date.available 2018-11-01T04:32:08Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation MOREIRA, Soliane. Ensino de Matemática para surdos: uma abordagem bilíngue. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2018. Orientadora: Dra. Sani de Carvalho Rutz da Silva pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190975
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como tema o ensino de matemática para surdos numa perspectiva bilíngue. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, usando da pesquisa-ação como estratégia. O objetivo geral é elencar e analisar as contribuições do bilinguismo no processo de apropriação do conteúdo de frações, do 6º ano do ensino fundamental, em alunos surdos desta mesma série. Estudamos a formação de conceitos fundamentados nas etapas da teoria de Galperin (2009), aliada à abordagem bilíngue para educação de surdos. A pesquisa foi levada a efeito em uma Sala de Recursos Multifuncional com alunos surdos. Para conhecer a realidade da escola, a dinâmica das aulas de Matemática que esses alunos estão inseridos e pesquisar o conteúdo do 6º ano de maior dificuldade para ser ensinado/aprendido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores de matemática, os intérpretes de Libras e os alunos surdos. As entrevistas revelaram que o conteúdo de maior dificuldade é Frações, que foi o assunto da intervenção. Utilizando a abordagem bilíngue, em que a aula é ministrada em língua de sinais e as atividades, jogos e materiais usados priorizam o aspecto visual, foram ministradas oito aulas sobre frações. A partir das aulas com os alunos surdos, desenvolvemos como produto educacional dessa pesquisa, um canal no youtube, com aulas sobre o conteúdo de frações em Libras, para que pessoas surdas tenham acesso à matemática em Libras, sua primeira língua. O resultado desse estudo foi positivo, porque os alunos assimilaram os conteúdos por meio das atividades realizadas durante as aulas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UTFPR pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Bilinguismo pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title Ensino de Matemática para surdos: uma abordagem bilíngue pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
MOREIRA Soliane 2018 (dissertação) UTFPR.pdf 1.909Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar