Ensino de Matemática para surdos: uma abordagem bilíngue
Show simple item record
dc.contributor.author |
MOREIRA, Soliane |
|
dc.date.accessioned |
2018-11-01T04:32:08Z |
|
dc.date.available |
2018-11-01T04:32:08Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
MOREIRA, Soliane. Ensino de Matemática para surdos: uma abordagem bilíngue. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2018. Orientadora: Dra. Sani de Carvalho Rutz da Silva |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190975 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como tema o ensino de matemática para surdos numa perspectiva bilíngue. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, usando da pesquisa-ação como estratégia. O objetivo geral é elencar e analisar as contribuições do bilinguismo no processo de apropriação do conteúdo de frações, do 6º ano do ensino fundamental, em alunos surdos desta mesma série. Estudamos a formação de conceitos fundamentados nas etapas da teoria de Galperin (2009), aliada à abordagem bilíngue para educação de surdos. A pesquisa foi levada a efeito em uma Sala de Recursos Multifuncional com alunos surdos. Para conhecer a realidade da escola, a dinâmica das aulas de Matemática que esses alunos estão inseridos e pesquisar o conteúdo do 6º ano de maior dificuldade para ser ensinado/aprendido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores de matemática, os intérpretes de Libras e os alunos surdos. As entrevistas revelaram que o conteúdo de maior dificuldade é Frações, que foi o assunto da intervenção. Utilizando a abordagem bilíngue, em que a aula é ministrada em língua de sinais e as atividades, jogos e materiais usados priorizam o aspecto visual, foram ministradas oito aulas sobre frações. A partir das aulas com os alunos surdos, desenvolvemos como produto educacional dessa pesquisa, um canal no youtube, com aulas sobre o conteúdo de frações em Libras, para que pessoas surdas tenham acesso à matemática em Libras, sua primeira língua. O resultado desse estudo foi positivo, porque os alunos assimilaram os conteúdos por meio das atividades realizadas durante as aulas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
UTFPR |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Bilinguismo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de Matemática para surdos: uma abordagem bilíngue |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar