Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
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dc.contributor.author |
COSTA, Walber Christiano Lima da |
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dc.date.accessioned |
2018-10-30T18:55:03Z |
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dc.date.available |
2018-10-30T18:55:03Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.citation |
COSTA, Walber Christiano Lima da. Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará. 2015. Orientadora: Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190929 |
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dc.description.abstract |
Nesta pesquisa, apresentamos um estudo acerca da tradução da linguagem matemática para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, discutindo os jogos de linguagem presentes na educação de surdos. Nosso principal objetivo é investigar como o aluno surdo traduz textos em linguagem matemática para a Língua de Sinais. Para tanto, nos apoiamos nos conceitos de jogos de linguagem e ver como, do segundo momento da filosofia de Wittgenstein. Apostamos nesses conceitos por acreditar que o aluno surdo recorre aos modos de ver a linguagem matemática que se constitui pela escrita, bem como a forma que lida com outras linguagens que estão a ela entrelaçadas, tais como a Língua Portuguesa e a Libras, e que se manifestam em diversos jogos de linguagem que envolvem a aprendizagem matemática do aluno surdo. A metodologia em primeiro momento se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica, em que nos embasamos nas leituras ligadas à filosofia da linguagem, à educação de surdos, à inclusão e à linguagem matemática. No segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos surdos do 1º ano do ensino médio a fim de verificarmos in loco como realizam a tradução da linguagem matemática para a Língua de Sinais em sala de aula. A partir da abordagem qualitativa, constatamos que os alunos surdos utilizam de forma predominante o modelo referencial da linguagem, ou seja, uma tradução palavra-sinal, na qual muitas vezes não conseguem compreender o real sentido da palavra no enunciado matemático. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos de linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Tradução |
pt_BR |
dc.title |
Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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