A inclusão no Ensino Superior: um estudante surdo no Programa de Pós-graduação em Educação
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dc.contributor.author |
BREDA, Davieli Chagas |
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dc.date.accessioned |
2018-10-30T17:59:10Z |
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dc.date.available |
2018-10-30T17:59:10Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
BREDA, Davieli Chagas. A inclusão no Ensino Superior: um estudante surdo no Programa de Pós-graduação em Educação. 2013. 187 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo. 2013. Orientadora: Dra. Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190918 |
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dc.description.abstract |
O trabalho investiga a inclusão no ensino superior, com ênfase no ingresso de um aluno surdo no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O objetivo é analisar e discutir as políticas de inclusão da Universidade Federal do Espírito Santo que viabilizam o acesso e a busca de permanência de um estudante surdo. Foram realizadas entrevistas com professores, estudantes da turma 25 de mestrado, funcionários técnicos- administrativos, e gestores. A coleta de dados compreendeu o período de 2011 à 2012. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, tendo Lev Vygotsky como teórico de referência. Os dados obtidos foram categorizados em 2 eixos temáticos e subdivididos: Eixo1: A trajetória até a universidade; A chegada na graduação; Eixo 2 : As políticas para pessoas com deficiência na UFES; A organização do programa; As práticas docentes; A questão do intérprete em língua brasileira de sinais; As relações entre estudantes. Constatou-se que a UFES vem tentando promover ações inclusivas, adaptando as provas dos vestibulares, modificando sua estrutura física e contratando profissionais para atender pessoas com deficiência. Entretanto ainda existem muitas ações a serem realizadas, como por exemplo, a criação de um núcleo de acompanhamento desses alunos. Em relação ao aluno surdo, de modo geral, tanto a coordenação do PPGE, quanto professores, estudantes e funcionários tentaram na medida do possível, propiciar que este, tivesse acesso ao conhecimento e desenvolvesse seus estudos. Entretanto percebe-se que deveria ter uma maior articulação entre todos os envolvidos no processo. A falta de comunicação foi um dos problemas observados pelos entrevistados. Espera-se que os resultados forneçam subsídios que contribuam para as discussões sobre a inclusão no contexto universitário. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UFES |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão na universidade |
pt_BR |
dc.subject |
Pós-graduação |
pt_BR |
dc.subject |
Surdez |
pt_BR |
dc.title |
A inclusão no Ensino Superior: um estudante surdo no Programa de Pós-graduação em Educação |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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