Ensinando geometria espacial para alunas surdas de uma escola pública de Belo Horizonte (MG): um estudo fundamentado na perspectiva histórico cultural
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dc.contributor.author |
ROCHA, Fernanda Bittencourt Menezes |
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dc.date.accessioned |
2018-10-29T19:07:00Z |
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dc.date.available |
2018-10-29T19:07:00Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
ROCHA, Fernanda Bittencourt Menezes. Ensinando geometria espacial para alunas surdas de uma escola pública de Belo Horizonte (MG): um estudo fundamentado na perspectiva histórico cultural. 2014. 199 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Federal de Ouro Preto. 2014. Orientadora: Dra. Teresinha Fumi Kawasaki |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190871 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho teve por objetivo procurar entender como o uso de recursos didáticos, como os materiais manipulativos − utilizados por alunas surdas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte, em aulas em que fossem estimuladas ao diálogo através de questionamentos − favorecem a aprendizagem de Geometria Espacial quanto à ampliação do vocabulário em Língua de Sinais e o português escrito. Participaram da pesquisa quatro alunas surdas com idade entre quatorze e dezoito anos de uma escola pública municipal de Belo Horizonte de uma turma exclusiva de alunas surdas. Observei de que modo elas utilizaram e manipularam os materiais que foram a elas disponibilizados em tempo integral, ao longo de todo o processo, em uma sala ambiente de Matemática e como se comunicaram durante as atividades planejadas para abordar conceitos básicos da Geometria Espacial. Como aporte teórico foram utilizados os Estudos Surdos e conceitos da teoria Histórico-Cultural de Vygotsky, como mediação, zona de desenvolvimento proximal, formação de conceitos e defectologia. Nessa perspectiva, os materiais manipulativos foram pensados como ferramentas de mediação da aprendizagem e estavam disponíveis, durante todo o tempo para as alunas. Acrescenta-se ainda que, ao longo do processo, cópias desses materiais foram manufaturadas pelas próprias alunas. A pesquisa de cunho qualitativo teve como instrumentos de coleta de dados o diário de campo, entrevistas semiestruturadas, questionário e gravações em vídeo. As atividades planejadas para a pesquisa foram realizadas em quatorze aulas, totalizando dezenove horas. O trabalho com os materiais manipulativos e as aulas em que estimulei diálogos através de perguntas e respostas apontou possibilidades significativas para a aprendizagem das alunas. Pude observar as respostas satisfatórias das discentes participantes em relação aos conceitos de Geometria Espacial trabalhados, estabelecendo, negociando e compartilhando sinais em Libras de termos matemáticos, sendo que alguns foram por elas criados ao longo do processo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UFOP |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática dos Surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos Surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria Histórico-Cultural |
pt_BR |
dc.title |
Ensinando geometria espacial para alunas surdas de uma escola pública de Belo Horizonte (MG): um estudo fundamentado na perspectiva histórico cultural |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |
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