Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas

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Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas

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dc.contributor.author RAMOS, Ana Cristina Costa
dc.date.accessioned 2018-10-29T18:22:45Z
dc.date.available 2018-10-29T18:22:45Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation RAMOS, Ana Cristina Costa. Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências). Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2011. Orientadora: Dra. Sheila Pressentin Cardoso pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190868
dc.description.abstract Pesquisa desenvolvida, junto a educadores do ensino fundamental de duas escolas públicas, em relação aos recursos metodológicos oferecidos para o ensino e a educação dos alunos surdos. O estudo teve como objetivos analisar e refletir sobre as políticas educacionais para os alunos surdos; e elaborar um produto final característico dos cursos de mestrado profissional. A metodologia teve abordagem qualitativa de pesquisa em educação, complementada com a utilização de dados quantitativos que se fizeram necessários. O levantamento bibliográfico, bem como toda a coleta de dados através de entrevistas e fontes oficiais, foram realizados tendo como foco a relação legislação, teorias e práticas. Os resultados e discussão da pesquisa foram realizados a partir das entrevistas com três coordenadores pedagógicos, trinta e cinco professores e três intérpretes. Ao final constatou-se como resultado, baseado nos registros das entrevistas, o ensino das diferentes áreas curriculares com características de uma metodologia tradicional, onde foram relatados como principais recursos utilizados nas aulas, o quadro seguido do livro. A pesquisa também revelou outros aspectos que nos ajudaram a conhecer melhor seus sujeitos e a dinâmica dos espaços de ensino regular, onde os alunos surdos estavam matriculados, dentre eles a qualificação dos profissionais, a participação e interação dos alunos surdos, entre outros. Após a análise dos resultados, foi considerado como necessário a propagação de metodologias e recursos auxiliares na educação dos alunos surdos. Para suscitar o estímulo de metodologias diversas, do ensino tradicional, que contemplem os diferentes discentes no contexto do espaço escolar, percebe-se a importância no oferecimento de momentos para a interação, discussão, troca de saberes, e formação inicial e contínua dos profissionais envolvidos na prática pedagógica destinada aos alunos surdos. O produto final, desenvolvido como material para discussão da prática pedagógica em momentos de estudo e/ou reuniões, teve como referência inicial textos de apoio elaborados a partir de temas tratados ao longo do estudo, para os quais foram elaborados dois roteiros acrescidos de questões para reflexão, sugestões de textos de outros autores, filme, vídeos do youtube, etc. A apresentação do material gravado em CD-ROM acompanhado de um folder com informações impressas, teve como intuito tornar mais fácil seu manuseio e possível reorganização na utilização dos arquivos disponíveis. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher IFRJ pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Recursos metodológicos pt_BR
dc.subject Formação Profissional pt_BR
dc.title Ensino de Ciências e Educação de surdos: um estudo em escolas públicas pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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RAMOS Ana Crist ... 011 (dissertação) IFRJ.pdf 2.092Mb PDF View/Open

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