Educação de surdos e currículo: reflexões acerca do reconhecimento da língua de sinais e dos artefatos culturais surdo
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dc.contributor.author |
OLIVEIRA, Sônia Marta de |
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dc.date.accessioned |
2018-10-29T17:55:57Z |
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dc.date.available |
2018-10-29T17:55:57Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Sônia Marta de. Educação de surdos e currículo: reflexões acerca do reconhecimento da língua de sinais e dos artefatos culturais surdo. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Pontifícia Católica de Minas Gerais. 2015. Orientador: Dr. Teodoro Adriano Costa Zanardi |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190865 |
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dc.description.abstract |
Esta dissertação de mestrado, parte primeiramente da experiência desta autora com o universo surdo, com a língua de sinais e a cultura surda. Posteriormente, como professora de surdos e tradutora intérprete de língua de sinais no campo educacional, buscando compreender questões inerentes ao currículo na educação de surdos e as interfaces da construção desse instrumento educacional e político nos dispositivos legais. Sob as luzes da metodologia de análise documental, buscouse os recortes feitos nos documentos legais que abordam como é a organização curricular frente à diversidade linguística e cultural dos surdos nas escolas. Tendo como aporte teórico, a Pedagogia Crítica de Jurjo Torres Santomé, os Estudos Surdos (Ronice Quadros, Gladis Perlin, Karin Strobel e Carlos Skliar) e uma leitura concisa dos Estudos Culturais (Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva), investigou-se como os surdos e sua cultura são considerados na organização curricular inscritos nos documentos legais que orientam a temática. Neste trabalho, não se teve o propósito de apresentar um currículo ideal na educação de surdos e sim apontar possibilidades e caminhos na construção de um currículo no qual a forma de ver e perceber o mundo pela pessoa surda seja reconhecida, garantida e implantada nos dispositivos legais das políticas públicas educacionais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
PUC-MG |
pt_BR |
dc.subject |
Língua de Sinais |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura Surda |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas Públicas |
pt_BR |
dc.title |
Educação de surdos e currículo: reflexões acerca do reconhecimento da língua de sinais e dos artefatos culturais surdo |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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