Educação de surdos e currículo: reflexões acerca do reconhecimento da língua de sinais e dos artefatos culturais surdo

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Educação de surdos e currículo: reflexões acerca do reconhecimento da língua de sinais e dos artefatos culturais surdo

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dc.contributor.author OLIVEIRA, Sônia Marta de
dc.date.accessioned 2018-10-29T17:55:57Z
dc.date.available 2018-10-29T17:55:57Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Sônia Marta de. Educação de surdos e currículo: reflexões acerca do reconhecimento da língua de sinais e dos artefatos culturais surdo. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Pontifícia Católica de Minas Gerais. 2015. Orientador: Dr. Teodoro Adriano Costa Zanardi pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190865
dc.description.abstract Esta dissertação de mestrado, parte primeiramente da experiência desta autora com o universo surdo, com a língua de sinais e a cultura surda. Posteriormente, como professora de surdos e tradutora intérprete de língua de sinais no campo educacional, buscando compreender questões inerentes ao currículo na educação de surdos e as interfaces da construção desse instrumento educacional e político nos dispositivos legais. Sob as luzes da metodologia de análise documental, buscouse os recortes feitos nos documentos legais que abordam como é a organização curricular frente à diversidade linguística e cultural dos surdos nas escolas. Tendo como aporte teórico, a Pedagogia Crítica de Jurjo Torres Santomé, os Estudos Surdos (Ronice Quadros, Gladis Perlin, Karin Strobel e Carlos Skliar) e uma leitura concisa dos Estudos Culturais (Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva), investigou-se como os surdos e sua cultura são considerados na organização curricular inscritos nos documentos legais que orientam a temática. Neste trabalho, não se teve o propósito de apresentar um currículo ideal na educação de surdos e sim apontar possibilidades e caminhos na construção de um currículo no qual a forma de ver e perceber o mundo pela pessoa surda seja reconhecida, garantida e implantada nos dispositivos legais das políticas públicas educacionais. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher PUC-MG pt_BR
dc.subject Língua de Sinais pt_BR
dc.subject Cultura Surda pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Políticas Públicas pt_BR
dc.title Educação de surdos e currículo: reflexões acerca do reconhecimento da língua de sinais e dos artefatos culturais surdo pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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OLIVEIRA Sônia ... 5 (dissertação) PUC_MG.pdf 764.2Kb PDF View/Open

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