O cotidiano escolar do curso bilíngue de pedagogia do instituto nacional de educação de surdos – INES: um olhar avaliativo

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O cotidiano escolar do curso bilíngue de pedagogia do instituto nacional de educação de surdos – INES: um olhar avaliativo

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dc.contributor.author NEMBRI, Armando Guimarães
dc.date.accessioned 2018-10-29T17:17:06Z
dc.date.available 2018-10-29T17:17:06Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation NEMBRI, Armando Guimarães. O cotidiano escolar do curso bilíngue de pedagogia do instituto nacional de educação de surdos – INES: um olhar avaliativo. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Avaliação). Fundação Cesgranrio. 2011. Orientadora: Dra. Angela Carrancho da Silva pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190858
dc.description.abstract Este estudo partiu da necessidade de se conhecer o cotidiano escolar do Curso Bilíngue de Pedagogia, que começou a funcionar em março de 2007 na instituição referência nacional no campo da surdez, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Tal necessidade de imersão e, por conseguinte, de avaliação, se deu por conta da abordagem do Curso, cujo caráter inédito no Brasil e na América Latina, considerou, como Língua de Instrução, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a língua da comunidade surda, bem como considerou, como Disciplina Obrigatória de sua grade curricular, a Língua Portuguesa, a língua da sociedade majoritária brasileira. O objetivo do estudo foi avaliar até que ponto a LIBRAS é o instrumento mediador da abordagem bilíngue proposta pelas diretrizes do primeiro Curso Superior Bilíngue para estudantes ouvintes e surdos. O estudo destaca as etapas metodológicas da avaliação, dando ênfase à obtenção de dados diretamente no ambiente no qual ocorre o fenômeno avaliado, onde o autor do estudo avaliativo é seu principal agente e instrumento. Para o desenvolvimento do estudo foram elaborados e validados dois questionários, um para os Professores e outro para os estudantes, buscando conhecer diversos dos aspectos norteadores do funcionamento do Curso Bilíngue de Pedagogia. As observações demandaram um semestre. Foram constatadas fragilidades e notadas oportunidades em função do pioneirismo da proposta que tornou realidade um antigo pleito da comunidade surda, um Curso Superior cuja língua de instrução fosse a sua L1. Neste estudo foi possível verificar que, apesar do ineditismo da proposta, a abordagem bilíngue ainda não foi completa e efetivamente contemplada, em função da não utilização plena da Língua de Sinais no cotidiano escolar. A partir dos resultados, recomenda-se a continuidade do Curso, apesar das fragilidades detectadas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher CESGRANRIO pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Ouvintes pt_BR
dc.subject Língua Brasileira de Sinais pt_BR
dc.subject LIBRAS pt_BR
dc.subject Intérpretes pt_BR
dc.subject Bilinguismo pt_BR
dc.title O cotidiano escolar do curso bilíngue de pedagogia do instituto nacional de educação de surdos – INES: um olhar avaliativo pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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NEMBRI Armando ... issertação) CESGRANRIO.pdf 1.321Mb PDF View/Open

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