A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual

DSpace Repository

A- A A+

A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual

Show simple item record

dc.contributor.author LINO, Carla Cristine Tescaro Santos
dc.date.accessioned 2018-10-29T16:46:54Z
dc.date.available 2018-10-29T16:46:54Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation LINO, Carla Cristine Tescaro Santos. A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias). Universidade Norte do Paraná. 2015. Orientadora: Dra. Samira Fayez Kfouri da Silva pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190836
dc.description.abstract Este estudo objetivou apreender como professores de uma escola pública localizada na cidade de Londrina – Pr., estão atendendo alunos surdos do Ensino Fundamental II no processo de inclusão em sala de aula, considerando as discussões que envolvem esses alunos no que tangem às leis federais vigentes no Brasil, aos dados empíricos da pesquisa que revelam a prática de ensino concreta de uma escola estadual. A inclusão citada, refere-se às demandas de adaptações e flexibilizações que devem ocorrer no currículo escolar, assim como a reconstituição de metodologias específicas utilizadas por 19 professores do ensino regular e 02 professores da Sala de Recursos Multifuncional I – Área da Surdez, ao processo de ensino e aprendizagem de três alunos surdos matriculados no ensino regular nos 6º, 7º e 8º anos de uma escola estadual. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista direcionada aos 21 professores e 03 alunos, de modo a identificar o atual estágio do processo de inclusão, inquirindo, por um lado, a formação em exercício ofertada aos profissionais de ensino e seus conhecimentos acerca da cultura e identidade surdas, por outro, a metodologia e os instrumentos específicos por eles utilizados de modo a favorecer um aprendizado efetivo. Os resultados das análises demonstraram defasagem entre a demanda necessária do processo de inclusão e o que, efetivamente, é proporcionado como formação e estrutura pedagógica aos profissionais de ensino envolvidos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UNOPAR pt_BR
dc.subject Alunos surdos pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Formação em exercício pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title A formação de professores e dificuldades acadêmicas: inclusão de alunos surdos em escola estadual pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
LINO Carla Cris ... 5 (dissertação) UNOPAR.pdf 1.249Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar