Propostas alternativas para a educação inclusiva a surdos: enfoque nos conteúdos de balanceamento de equações químicas e estequiometria para o Ensino Médio
Show simple item record
dc.contributor.author |
FERNANDES, Jomara Mendes |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-29T16:21:50Z |
|
dc.date.available |
2018-10-29T16:21:50Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
FERNANDES, Jomara Mendes. Propostas alternativas para a educação inclusiva a surdos: enfoque nos conteúdos de balanceamento de equações químicas e estequiometria para o Ensino Médio. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química). Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016. Orientadora: Dra. Ivoni de Freitas Reis |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190831 |
|
dc.description.abstract |
São poucas as pesquisas que relacionam o ensino de química aos alunos com necessidades educacionais especiais. Menor ainda é o número de trabalhos voltados a propor estratégias didáticas diferenciadas com foco na aprendizagem, em especial, do discente surdo. Em vista disso, o anseio maior da presente pesquisa foi cruzar essas duas vertentes: o ensino de química e a educação do aluno surdo. Buscamos, assim, propor estratégias de ensino que atendessem as especificidades do sujeito surdo e que auxiliassem a prática do professor com esses alunos. Nesse sentido, estratégias de ensino e avaliação para os conteúdos de balanceamento de reações químicas e estequiometria foram desenvolvidas com e para surdos. Defendemos que toda a prática pedagógica voltada para o trabalho com esses alunos precisa estar pautada na pedagogia visual e no uso de materiais concretos. Para que esses discentes tenham o acesso aos conteúdos químicos facilitados, ressaltamos que é preciso voltar todos os esforços possíveis na elaboração e divulgação de estratégias de ensino e de terminologias científicas em Libras. Percebe-se que ainda é necessário avançar em estudos com esse viés. Novas investigações precisam ser acrescidas nessa área e divulgadas para os profissionais que lidam diretamente com a realidade educacional. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UFJF |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem química |
pt_BR |
dc.subject |
Aluno surdo |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.title |
Propostas alternativas para a educação inclusiva a surdos: enfoque nos conteúdos de balanceamento de equações químicas e estequiometria para o Ensino Médio |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar