O professor intérprete de libras em uma escola polo do município de Nova Iguaçu
Show simple item record
dc.contributor.author |
COSTA, Renata dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-29T15:59:19Z |
|
dc.date.available |
2018-10-29T15:59:19Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, Renata dos Santos. O professor intérprete de libras em uma escola polo do município de Nova Iguaçu. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2017. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelman |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190829 |
|
dc.description.abstract |
Essa dissertação buscou analisar a recente criação do cargo de professor intérprete de Libras em concurso público do município de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro. Por meio de observações, análises de documentos e entrevistas - com a participação de professores intérpretes, professores regentes, orientadora educacional e pedagógica da escola polo, coordenadoras da Educação Especial Inclusiva, coordenadora do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência auditiva da Secretaria Municipal de Educação (SEMED); e demais professores intérpretes de quatro escolas do município - foi possível vislumbrar a construção do projeto piloto de núcleo e polo de atendimento aos alunos surdos em Nova Iguaçu. Os relatos de suas próprias experiências colaboram para uma forma metodológica que possibilitou recuperar e avaliar os processos experenciados (LARROSA, 2015, p. 70). Foi realizada uma análise documental de portarias emitidas pela SEMED, uma Resolução publicada em Diário Oficial com as atribuições do cargo e um documento criado pelos professores intérpretes. Uma investigação detalhada apresentou a função dos professores intérpretes em interação com os professores regentes e alunos surdos. Teve como objetivo investigar a proposta de educação bilíngue para alunos surdos por meio da atuação do professor intérprete. As perguntas da entrevista foram construídas ao longo da observação da dinâmica de trabalho dos profissionais. O cargo de professor intérprete surgiu da própria Secretaria de Educação Especial de Nova Iguaçu, em 2012, que viu a necessidade de realização de concurso. A escola polo está em processo de estruturação, ainda não têm um quantitativo considerável de profissionais fluentes para ser considerada escola bilíngue. Os professores intérpretes, professores regentes e professores da sala de recurso, ao atuarem de maneira conjunta, constroem possibilidades para que os alunos surdos participem do processo de ensino aprendizagem e avancem no processo de se tornarem sujeitos bilíngues. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UFRJ |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Professor intérprete de Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Polo em surdez |
pt_BR |
dc.title |
O professor intérprete de libras em uma escola polo do município de Nova Iguaçu |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar