Ensino de física para surdos: três estudos de casos da implementação de uma ferramenta didática para o ensino de Cinemática
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dc.contributor.author |
BOTAN, Everton |
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dc.date.accessioned |
2018-10-28T05:21:16Z |
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dc.date.available |
2018-10-28T05:21:16Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.identifier.citation |
BOTAN, Everton. Ensino de física para surdos: três estudos de casos da implementação de uma ferramenta didática para o ensino de Cinemática. 2012. 265 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais). Universidade Federal do Maro Grosso. 2012. Orientadora: Dra. Iramaia Jorge Cabral De Paulo |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190822 |
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dc.description.abstract |
Estando a educação inclusiva na pauta das discussões sócio-políticas como condição inerente a uma sociedade mais igualitária, justa e democrática e partindo-se do pressuposto de que o conhecimento científico tem papel importante na construção da autonomia das pessoas, discutimos neste trabalho o tema inclusão de estudantes surdos sob a perspectiva do Ensino de Física. Através de um estudo de caso, pretendeu-se investigar se a ferramenta didática, construída com características para ser potencialmente significativa, contribuiu para a aprendizagem de conteúdos de Física e para a efetiva inclusão de estudantes surdos. Neste processo elaboramos e implementamos um material didático para o ensino de tópicos de Cinemática com um grupo de três estudantes surdos de uma escola pública da cidade de Sinop/MT, orientado-nos pela Teoria da Aprendizagem Significativa e Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, bem como pelos princípios da Educação Inclusiva e Ensino de Surdos numa perspectiva Bilíngue. Ainda investigamos e buscamos inferir sobre a inclusão de surdos desenvolvida na escola onde realizamos a pesquisa. Dos resultados da pesquisa verificamos que a inclusão de surdos é desenvolvida sem o atendimento às condições mínimas relativas às diferenças culturais e linguísticas. Inferimos ainda que os estudantes demonstram uma enorme deficiência linguística a respeito da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Da implementação do material didático foi possível verificar indícios de aprendizagem do conceito de velocidade, contudo pouco pudemos inferir sobre a aprendizagem do conceito de aceleração. Neste sentido, recomendamos que estas dificuldades sejam enfrentadas em duas frentes: na ambiência escolar, enfocando a interação e adequação da comunidade ouvinte com a dos surdos; e na buscar meios de alfabetização eficazes que possam levar ao domínio da Língua Portuguesa em situações de ensino específicas para surdos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UFMT |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Cinemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Surdez |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Brasileira de Sinais |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de física para surdos: três estudos de casos da implementação de uma ferramenta didática para o ensino de Cinemática |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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