Explorando a ideia do número racional na sua representação fracionária em Libras

DSpace Repository

A- A A+

Explorando a ideia do número racional na sua representação fracionária em Libras

Show simple item record

dc.contributor.author ASSIS, Cláudio de
dc.date.accessioned 2018-10-28T04:55:02Z
dc.date.available 2018-10-28T04:55:02Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation ASSIS, Cláudio de. Explorando a ideia do número racional na sua representação fracionária em Libras. 2013. 175 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Bandeirante Anhanguera. 2013. Orientadora: Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190818
dc.description.abstract O presente trabalho tem como foco as formas de comunicação em Língua Brasileira de Sinais e o conceito de número racional na sua representação fracionária. O estudo propôs-se a responder a seguinte questão de pesquisa: “Em que medida a Língua Brasileira de Sinais favorece a comunicação dos significados que integram os números racionais, na forma de fracionária a/b?”. Para tanto, foi realizado um estudo com dez Surdos adultos usuários da Libras. Trata-se de uma pesquisa sobre a utilização da língua de sinais na Educação Matemática sobre a ótica de Vygotsky (1997), abordando a importância da interação e da comunicação, e das ideias de Nunes e Bryant (1997), sobre os diferentes significados da representação fracionária. O procedimento metodológico envolveu a aplicação de problemas discutidos na literatura com alunos ouvintes. Os participantes Surdos realizaram a atividade aos pares e podiam discutir, responder e argumentar em Libras. As entrevistas ocorrem com base em problemas escritos em Português e com tradução para Libras, sempre que necessário. Os dados foram analisados a posteriori de um posto de vista qualitativo, visando identificar as formas de comunicação utilizadas, tanto nos aspectos de vocabulário (sinais) quanto de sintaxe, morfologia, uso do espaço e elementos de comunicação adicionais. Os resultados indicam que cada um dos significados atribuídos à representação fracionária influenciou a forma de sinalização adotada. Como estas sinalizações tiveram implicações tanto na escolha dos sinais como na estrutura frasal ou mesmo semântica. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UNIDERP pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Números racionais pt_BR
dc.subject Frações pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.title Explorando a ideia do número racional na sua representação fracionária em Libras pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
ASSIS Cláudio de 2013 (dissertação) UNIDERP.pdf 4.111Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar