Explorando a ideia do número racional na sua representação fracionária em Libras
Show simple item record
dc.contributor.author |
ASSIS, Cláudio de |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-28T04:55:02Z |
|
dc.date.available |
2018-10-28T04:55:02Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
ASSIS, Cláudio de. Explorando a ideia do número racional na sua representação fracionária em Libras. 2013. 175 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Bandeirante Anhanguera. 2013. Orientadora: Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190818 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como foco as formas de comunicação em Língua Brasileira de Sinais e o conceito de número racional na sua representação fracionária. O estudo propôs-se a responder a seguinte questão de pesquisa: “Em que medida a Língua Brasileira de Sinais favorece a comunicação dos significados que integram os números racionais, na forma de fracionária a/b?”. Para tanto, foi realizado um estudo com dez Surdos adultos usuários da Libras. Trata-se de uma pesquisa sobre a utilização da língua de sinais na Educação Matemática sobre a ótica de Vygotsky (1997), abordando a importância da interação e da comunicação, e das ideias de Nunes e Bryant (1997), sobre os diferentes significados da representação fracionária. O procedimento metodológico envolveu a aplicação de problemas discutidos na literatura com alunos ouvintes. Os participantes Surdos realizaram a atividade aos pares e podiam discutir, responder e argumentar em Libras. As entrevistas ocorrem com base em problemas escritos em Português e com tradução para Libras, sempre que necessário. Os dados foram analisados a posteriori de um posto de vista qualitativo, visando identificar as formas de comunicação utilizadas, tanto nos aspectos de vocabulário (sinais) quanto de sintaxe, morfologia, uso do espaço e elementos de comunicação adicionais. Os resultados indicam que cada um dos significados atribuídos à representação fracionária influenciou a forma de sinalização adotada. Como estas sinalizações tiveram implicações tanto na escolha dos sinais como na estrutura frasal ou mesmo semântica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UNIDERP |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Números racionais |
pt_BR |
dc.subject |
Frações |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Surdez |
pt_BR |
dc.title |
Explorando a ideia do número racional na sua representação fracionária em Libras |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar