A educação escolar de surdos na perspectiva bilíngue de uma escola especial

DSpace Repository

A- A A+

A educação escolar de surdos na perspectiva bilíngue de uma escola especial

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Georgia Clarice da
dc.date.accessioned 2018-10-27T00:55:18Z
dc.date.available 2018-10-27T00:55:18Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation SILVA, Georgia Clarice da. A educação escolar de surdos na perspectiva bilíngue de uma escola especial. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias). Universidade Federal de Goiás. 2015. Orientadora: Dra. Maria Eugênia Curado pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190795
dc.description.abstract Esta pesquisa parte da necessidade de reflexão sobre da política educacional bilíngue, que defende o ensino da língua gesto-visual como primeira língua e da língua oral escrita como segunda. Assim sendo, constitui-se, necessário compreender a construção do sujeito bilíngue surdo e como é realizado o trabalho na interação entre as duas línguas no meio escolar. Temos como objetivo investigar a importância da Educação Bilíngue como manifestação sócio cultural da comunidade surda, e então identificar e analisar a metodologia de ensino, conteúdo e material didático utilizados para o aprendizado da primeira e segunda língua na escola com a proposta Bilíngue para surdos em Goiânia. Os dados foram construídos a partir de observações no cotidiano da escola e análise documental os quais foram analisados à luz dos conceitos de aquisição de duas línguas no contexto escolar, e educação bilíngue no reforço e estimulo a Cultura Surda, propostos por autores como Grosjean (1982; 1996; 2001; 2008) Vygotsky (2003; 2007), Felipe(2004), Fernandes (2012), Quadros (1997; 2004; 2006), Salles(2004), Skliar(1997). Corroboramos com as reflexões de Braggio (1992) e Wrigley (1996), em relação a necessidade de mudança do pensamento social para com o surdo. E Perlin (1998; 2002; 2004; 2011) Sobre a concepções de identidade e cultura surda. Portanto, essa pesquisa se propõe a refletir a importância da escola bilíngue para os surdos a partir do respeito as especificidades destes sujeitos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UFG pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Bilinguismo pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Aquisição língua pt_BR
dc.subject Escola bilíngue pt_BR
dc.subject Cultura surda pt_BR
dc.title A educação escolar de surdos na perspectiva bilíngue de uma escola especial pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
SILVA Georgia C ... 2015 (dissertação) UFG.pdf 329.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar