A educação escolar de surdos na perspectiva bilíngue de uma escola especial
Show simple item record
dc.contributor.author |
SILVA, Georgia Clarice da |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-27T00:55:18Z |
|
dc.date.available |
2018-10-27T00:55:18Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Georgia Clarice da. A educação escolar de surdos na perspectiva bilíngue de uma escola especial. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias). Universidade Federal de Goiás. 2015. Orientadora: Dra. Maria Eugênia Curado |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190795 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa parte da necessidade de reflexão sobre da política educacional bilíngue, que defende o ensino da língua gesto-visual como primeira língua e da língua oral escrita como segunda. Assim sendo, constitui-se, necessário compreender a construção do sujeito bilíngue surdo e como é realizado o trabalho na interação entre as duas línguas no meio escolar. Temos como objetivo investigar a importância da Educação Bilíngue como manifestação sócio cultural da comunidade surda, e então identificar e analisar a metodologia de ensino, conteúdo e material didático utilizados para o aprendizado da primeira e segunda língua na escola com a proposta Bilíngue para surdos em Goiânia. Os dados foram construídos a partir de observações no cotidiano da escola e análise documental os quais foram analisados à luz dos conceitos de aquisição de duas línguas no contexto escolar, e educação bilíngue no reforço e estimulo a Cultura Surda, propostos por autores como Grosjean (1982; 1996; 2001; 2008) Vygotsky (2003; 2007), Felipe(2004), Fernandes (2012), Quadros (1997; 2004; 2006), Salles(2004), Skliar(1997). Corroboramos com as reflexões de Braggio (1992) e Wrigley (1996), em relação a necessidade de mudança do pensamento social para com o surdo. E Perlin (1998; 2002; 2004; 2011) Sobre a concepções de identidade e cultura surda. Portanto, essa pesquisa se propõe a refletir a importância da escola bilíngue para os surdos a partir do respeito as especificidades destes sujeitos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UFG |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Bilinguismo |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Aquisição língua |
pt_BR |
dc.subject |
Escola bilíngue |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura surda |
pt_BR |
dc.title |
A educação escolar de surdos na perspectiva bilíngue de uma escola especial |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar