Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva
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dc.contributor.author |
SCHELP, Patrícia Paula |
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dc.date.accessioned |
2018-10-21T20:30:55Z |
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dc.date.available |
2018-10-21T20:30:55Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.identifier.citation |
SCHELP, Patrícia Paula. Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva. 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. Orientadora: Dra. Anna Rosa Fontella Santiago |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190715 |
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dc.description.abstract |
A presente pesquisa investiga o uso social da leitura e da escrita, o letramento, em uma classe específica de surdos, no contexto de uma escola inclusiva. Foi investigado se a linguagem escrita é utilizada de forma significativa pelos surdos de forma a instituí-los como sujeitos letrados. Tal objetivo foi estabelecido pela constatação de que a maioria dos surdos apresenta dificuldades para atribuir sentido ao que lê, ou seja, aprendem as técnicas de codificação e decodificação, mas possuem dificuldades em significar, interpretar e compreender um texto. A abordagem metodológica privilegia os registros etnográficos coletados nas atividades rotineiras de uma escola regular que oferece atendimento a pessoas surdas. Além do diário de campo, onde são registradas as rotinas de sala de aula e as atividades dos surdos, os materiais desses alunos foram analisados na perspectiva de compreender o processo de significação da escrita; também são utilizadas gravações em vídeo de intervenções feitas com os alunos, entrevistas e questionário com as professoras. O letramento aborda aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema de escrita e suas conseqüências para as pessoas que vivem e interagem na sociedade, está baseada no uso da escrita, mesmo àqueles não-alfabetizados. Os resultados da pesquisa indicam que os eventos de leitura e de escrita em sala de aula consistem de atividades que não contemplam as funções sociais da leitura e da escrita e que as atividades em sala de aula são propostas de forma descontextualizada, ou seja, a ênfase se dá no ensino de vocábulos isolados. Constata-se assim que o letramento não está ocorrendo de forma significativa para esses alunos surdos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UNIJUÍ |
pt_BR |
dc.subject |
Língua de sinais |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |
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