O ensino de Química em Língua Brasileira de Sinais

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de Química em Língua Brasileira de Sinais

Show simple item record

dc.contributor.author SALDANHA, Joana Correia
dc.date.accessioned 2018-10-21T18:35:43Z
dc.date.available 2018-10-21T18:35:43Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation SALDANHA, Joana Correia. O ensino de Química em Língua Brasileira de Sinais. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Educação Básica). Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”. 2011. Orientadora: Dra. Haydéa Maria Marino de Sant‟Anna Reis pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190706
dc.description.abstract Este trabalho tem como tema o Ensino de Química para surdos. A carência de material didático nesta área é uma realidade constatada por intérpretes e professores desta disciplina que trabalham em escolas inclusivas e/ou especiais. O número de sinais em LIBRAS específicos para Química é insignificante, e essa carência dificulta a comunicação e a construção do conhecimento do aluno surdo que tem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como sua primeira língua. A metodologia constituiu-se de uma abordagem qualitativa de natureza participante, estando a pesquisadora atuando como professora de Química para alunos surdos. Os sujeitos desta pesquisa foram três alunos egressos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), local onde foi realizado a mesma. O referencial teórico justifica o tema, pois após um levantamento bibliográfico, não foram encontrados na literatura especializada – dicionários, livros e/ou artigos científicos – um número significativo de sinais que contemplem o Ensino de Química para surdos. O objetivo deste trabalho, através de experimentações, foi criar e compilar sinais em sessões de estudos com um grupo de trabalho formado por alunos egressos do INES, para expressões utilizadas em Química que não constam em dicionários de LIBRAS, impressos e/ou virtuais, e posterior organização de um glossário. Para tanto, foi necessário realizar um breve estudo histórico sobre a educação de surdos no Brasil e no mundo, perpassando pelo Oralismo e o Bilinguismo. A pesquisa bibliográfica procurou identificar propostas teóricas em relação ao uso da Língua Brasileira de Sinais para o Ensino de Química, verificou ainda a existência de sinais que representassem conceitos associados a esta disciplina em dicionários de LIBRAS. Através de encontros semanais com o Grupo de Trabalho (GT), composto por sujeitos da pesquisa e um intérprete, os sinais foram surgindo mediante o entendimento dos conteúdos abordados. A professora/pesquisadora atuou junto ao GT, compilando os sinais criados pelos participantes do grupo, de conceitos que fundamentam, segundo os próprios, o ensino de Química e que não constam na relação de verbetes de dicionários de LIBRAS. Após a criação dos sinais, estes foram filmados e organizados em um glossário de Química em LIBRAS contendo vários termos utilizados nesta disciplina. O glossário apresenta 20 sinais de palavras e conceitos que representam o Ensino de Química. O resultado desta pesquisa permitiu perceber que além de contribuir com a comunidade acadêmica, por ter objetivos educacionais, também assumiu um papel social junto a Comunidade Surda, pois foi possível constatar que através da interação com os surdos existe a possibilidade de gerar novos sinais e promover o fortalecimento de sua língua materna através do aumento do número de verbetes em Língua Brasileira de Sinais. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UNIGRANRIO pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.subject Língua de sinais pt_BR
dc.subject Química em Libras pt_BR
dc.title O ensino de Química em Língua Brasileira de Sinais pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
SALDANHA Joana ... issertação) UNIGRANRIO.pdf 8.666Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar