Escolas de surdos: avanços, retrocessos e realidades

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Escolas de surdos: avanços, retrocessos e realidades

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dc.contributor.author SÁ, Nelson Pereira de
dc.date.accessioned 2018-10-21T18:28:38Z
dc.date.available 2018-10-21T18:28:38Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation SÁ, Nelson Pereira de. Escolas de surdos: avanços, retrocessos e realidades. 2011. 223 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Amazonas. 2011. Orientador: Dr. Aristonildo Chagas Araújo Nascimento pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190705
dc.description.abstract Pesquisa descritiva fenomenológica, de abordagem qualitativa que coletou dados em duas escolas que trabalham com surdos na cidade de Manaus: Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos e Instituto Filippo Smaldone. As escolas foram escolhidas por serem, originalmente, consideradas “escolas de surdos”, pelo fato de atenderem apenas a este grupo específico. Trata-se de um Estudo de Caso cujos sujeitos foram professores e profissionais da educação (surdos e ouvintes) que atuam nas escolas investigadas. A pesquisa teve como objetivo investigar os avanços e retrocessos a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 (BRASIL, 2008), no contexto das escolas que trabalham com surdos na cidade de Manaus, identificando movimentos, discursos, pressões, resistências e conseqüências desta política pública atual e resultados dela decorrentes para as escolas de surdos, para o cotidiano escolar, para os professores e profissionais da educação bem como para os estudantes surdos. Entende-se que o microcosmo da escola e de seu entorno podem dar subsídios para uma análise aprofundada sobre as principais questões que envolvem a Educação de Surdos nestes tempos de pós-Política Nacional de Educação Especial. Em se tratando de surdos, na área da Educação, é de grande relevância abordar o tema da inclusão. Atualmente, tem sido esta a direção política no Brasil, a qual enfatiza a defesa dos direitos de todos os alunos com deficiências (sensoriais, físicas ou mentais) a estarem nas escolas comuns. Quanto aos resultados, destacam-se avanços como: o estabelecimento de que as escolas devem proporcionar uma perspectiva bilíngüe para os surdos, tendo a Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua e; a possibilidade de que os professores tenham algum conhecimento de Libras. No que concerne a retrocessos, foi constatado que, por força da Política Nacional de Educação Especial, as escolas de surdos estão sendo fechadas ou descaracterizadas como escolas específicas e transformadas em AEE (Atendimento Educacional Especializado); os alunos surdos estão sendo espalhados numa infinidade de escolas regulares despreparadas para atender esse público específico. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UFAM pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Cultura surda pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.title Escolas de surdos: avanços, retrocessos e realidades pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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SÁ Nelson Pereira de 2011 (dissertação) UFAM.pdf 1.457Mb PDF View/Open

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