A inclusão educacional do sujeito surdo: direito garantido ou reprimido?
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dc.contributor.author |
RUZZA, Mara Lopes Figueira de |
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dc.date.accessioned |
2018-10-21T18:21:59Z |
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dc.date.available |
2018-10-21T18:21:59Z |
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dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.citation |
RUZZA, Mara Lopes Figueira de. A inclusão educacional do sujeito surdo: direito garantido ou reprimido?. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2016. Orientadora: Dra. Nadia Dumara Ruiz Silveira |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190704 |
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dc.description.abstract |
A valorização do sujeito Surdo e de sua Cultura, Língua, Identidade e Comunidade Surda exige uma leitura crítica do contexto atual da educação brasileira e das políticas de inclusão que vêm sendo implantadas. Tendo em vista a relevância científica e social desta dissertação intitulada “A Inclusão Educacional do Sujeito Surdo: Direito garantido ou reprimido?”, o problema de pesquisa dá-se pela complexa relação entre a inclusão educacional do Surdo na escola comum e a falta de garantia de seu direito pleno de ser Sujeito Surdo. O objetivo geral da pesquisa decorre da contextualização da sua problemática: analisar criticamente a política de inclusão educacional, verificando em que condições o sujeito Surdo tem seus direitos garantidos ou reprimidos. Para discussão de temas como Sujeito Surdo e suas diferenças, direito à educação passando pela educação inclusiva e educação bilíngue para Surdos, foram utilizados como base teórico conceitual da pesquisa: Constituição Federal (1988), Dorziat (2011), Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015), Lodi e Lacerda (2009), Moura (2000), Plano Nacional de Educação (2010), Pereira (2011), Quadros (1997 e 2004), Sá (2006), Skliar (1998 e 2003), Strobel (2008) e Vieira (2000). Pautadas nas reflexões de Severino (2002) e Ludke e André (2013), as opções metodológicas desta dissertação foram: mapeamento por meio de questionário virtual de 194 educadores de Escolas Públicas Municipais e Estaduais de São Paulo com posterior análise qualitativa e entrevista estruturada com 12 professores que tiveram em suas turmas regulares alunos Surdos. Os dados analisados demonstram que apesar de haver conhecimento sobre a legislação vigente e de alguns aspectos que perpassam a constituição do Sujeito Surdo, não há mudança efetiva nas práticas escolares de forma que as diferenças do Sujeito Surdo sejam consideradas. Portanto, como uma das considerações finais dessa pesquisa, é possível afirmar que a inclusão educacional de alunos Surdos na escola comum caracteriza-se como uma condição de repressão, não garantindo assim o pleno direito de ser Sujeito Surdo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
PUC-SP |
pt_BR |
dc.subject |
Direito à Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Sujeito surdo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Educação bilíngue para surdos |
pt_BR |
dc.title |
A inclusão educacional do sujeito surdo: direito garantido ou reprimido? |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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