O deficiente auditivo na escola regular: um estudo do reconhecimento de alunos(as) e de professores(as) do ensino público fundamental em Monte Carmelo, MG
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dc.contributor.author |
RIBEIRO, Adriana Naves Resende |
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dc.date.accessioned |
2018-10-21T17:16:47Z |
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dc.date.available |
2018-10-21T17:16:47Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Adriana Naves Resende. O deficiente auditivo na escola regular: um estudo do reconhecimento de alunos(as) e de professores(as) do ensino público fundamental em Monte Carmelo, MG. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade de Uberaba. 2012. Orientadora: Dra. Fernanda Telles Márques |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190701 |
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dc.description.abstract |
Trata-se de uma pesquisa sobre a condição de alunos não-ouvintes na escola pública regular. O trabalho tem como objetivos investigar, a partir de três escolas da cidade de Monte Carmelo, MG, as percepções de professores(as) e de alunos(as) ouvintes e surdos sobre a diversidade em geral e sobre a condição de pessoa identificada como “deficiente auditiva” em especial. A investigação foi realizada a partir de uma perspectiva etnográfica, dando destaque à imersão em campo e à observação sistematizada do cotidiano escolar. O aprimoramento teórico das questões de fundo realizou-se a partir de um programa de leituras que envolveram as discussões da educação para a diversidade e da existência de uma cultura surda. Além da pesquisa em fontes bibliográficas e documentais, e da observação direta, o levantamento dos dados realizou-se ainda por meio da aplicação de questionários mistos e de entrevistas semiestruturadas, utilizando-se, assim, a técnica da Triangulação. No capítulo 1 é feito um levantamento do tratamento historicamente reservado aos surdos no Ocidente, com ênfase: na ação de ideologias negadoras da diversidade; na existência, no Brasil, de uma disputa de entre Oralismo e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); e, nos processos que levaram à fundação das Associações dos Surdos em diversas regiões do país e em especial em Minas Gerais. No capítulo 2 faz-se a apresentação do lócus da investigação, iniciando com uma contextualização sócio-histórica e cultural da cidade de Monte Carmelo, MG até a apresentação das escolas e de aspectos de seus Projetos Político Pedagógicos diretamente referentes ao tema. No capítulo 3 são apresentadas e discutidas percepções de professores(as) e de alunos(as) ouvintes acerca da surdez e da criança/adolescente surdo inserido no ensino regular. Ao final, a partir de entrevistas com os(as) alunos(as) surdos e seus familiares propõem-se uma discussão da normalização das diferenças observável na negação das identidades surdas (também) no âmbito escolar. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UNIUBE |
pt_BR |
dc.subject |
Processos educativos |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Estigmatização social |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura surda |
pt_BR |
dc.title |
O deficiente auditivo na escola regular: um estudo do reconhecimento de alunos(as) e de professores(as) do ensino público fundamental em Monte Carmelo, MG |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |
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