Situação do aluno surdo em classe regular na ótica de professores de algumas disciplinas do ensino médio de uma escola estadual de São Paulo

DSpace Repository

A- A A+

Situação do aluno surdo em classe regular na ótica de professores de algumas disciplinas do ensino médio de uma escola estadual de São Paulo

Show simple item record

dc.contributor.author POLIDORO, Elisabete Aparecida Pinto
dc.date.accessioned 2018-10-21T16:50:28Z
dc.date.available 2018-10-21T16:50:28Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation POLIDORO, Elisabete Aparecida Pinto. Situação do aluno surdo em classe regular na ótica de professores de algumas disciplinas do ensino médio de uma escola estadual de São Paulo. 2008. 71 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento). Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2008. Orientadora: Dra. Elcie F. Salzano Masini pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190698
dc.description.abstract A inclusão de alunos surdos em salas comuns tem aumentado consideravelmente. Essas pessoas que antes eram excluídas da escola regular, hoje fazem parte dela. Saber como o professor enfrenta esse desafio, como desenvolve seu trabalho em sala de aula, que meios utiliza para mediar o conhecimento e que apoio recebe para participar do processo de inclusão, foi o objetivo desta investigação. Fundamentou- se nos referenciais teóricos de autoridades no assunto, dentre as quais Masini, Mazzotta, Moura, Rosa & Rosa. O procedimento metodológico foi basicamente qualitativo, baseado nas diretrizes de Ludke e André. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário contendo oito perguntas abertas, cujas respostas constituíram o referencial para analisar as condições do aluno surdo nas interações cotidianas da sala de aula. Foram organizados oito quadros, confeccionados a partir de categorias definidas pelas questões do questionário e das respostas dos entrevistados. Os dados mostraram que, na ótica dos professores do Ensino Médio da rede regular de ensino, por falta de informações, falta de apoio especializado e falta de uma política educacional centrada no atendimento adequado aos alunos surdos, as condições oferecidas a tais não propiciam sua inclusão escolar. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher MACKENZIE pt_BR
dc.subject Aluno surdo pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.title Situação do aluno surdo em classe regular na ótica de professores de algumas disciplinas do ensino médio de uma escola estadual de São Paulo pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
POLIDORO Elisab ... dissertação) MACKENZIE.pdf 479.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar