O ensino da Biologia: o intérprete e a geração de sinais
Show simple item record
dc.contributor.author |
MARINHO, Margot Latt |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-12T22:38:47Z |
|
dc.date.available |
2018-10-12T22:38:47Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.citation |
MARINHO, Margot Latt. O ensino da Biologia: o intérprete e a geração de sinais. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Linguística). Universidade de Brasília. 2007. Orientadora: Dra. Orlene Lúcia de Sabóia Carvalho |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190436 |
|
dc.description.abstract |
O português é geralmente a segunda língua das pessoas com surdez profunda. Conseqüentemente, a maioria dos estudantes surdos não compreende o significado de determinadas palavras. Além disso, a estrutura da linguagem científica e os conceitos podem ser também complexos e abstratos. Isso faz com que as informações dadas por professores nas aulas de Biologia sejam difíceis de compreender. Deste modo, apreender uma nova informação é tarefa árdua para estudantes surdos. Por outro lado, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) tem poucos termos e isso faz com que a interpretação na sala de aula seja igualmente difícil. O presente estudo faz análises dessas dificuldades e limitações vividas por estudantes surdos, intérpretes educacionais e professores, no que concerne ao ensino da Biologia, principalmente no que tange à terminologia científica. Para a realização desse estudo, foi escolhido um grupo de estudantes surdos do Ensino Médio de uma escola pública. Durante certo tempo, algumas aulas foram filmadas e posteriormente transcritas para análise. Os resultados desta pesquisas mostraram que somente a presença do intérprete na sala de aula é insuficiente e a adoção de estratégias interacionais, bem como o material visual, intervêm decisivamente na qualidade da aprendizagem e na possibilidade da criação de sinais em LIBRAS para os termos da Biologia. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UnB |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Brasileira de Sinais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Intérprete |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da Biologia: o intérprete e a geração de sinais |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar