Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi em propostas para o ensino de saberes elementares matemáticos em revistas Pedagógicas (1890-1940)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi em propostas para o ensino de saberes elementares matemáticos em revistas Pedagógicas (1890-1940)

Mostrar registro completo

Título: Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi em propostas para o ensino de saberes elementares matemáticos em revistas Pedagógicas (1890-1940)
Autor: Ferreira, Jefferson dos Santos; Santos, Ivanete Batista dos
Resumo: Neste artigo, é apresentado o resultado de uma pesquisa que versou sobre apropriações do método intuitivo de Pestalozzi para o ensino de saberes elementares matemáticos em periódicos brasileiros do final do século XIX e início do século XX. Chartier (2003) foi utilizado como referência para o entendimento de apropriação. Para a seleção das fontes, utilizando como lente de pesquisa as palavras-chave Pestalozzi, intuição e método ou ensino intuitivo, foi possível examinar noventa e oito exemplares de periódicos como A Eschola Publica, Revista de Ensino. A partir do exame de cada artigo foi possível identificar dois tipos de apropriações, uma primeira com referências diretas a Pestalozzi, e uma segunda, a partir da identificação ou de indícios de princípios defendidos por esse autor. No que diz respeito aos saberes elementares matemáticos, foram identificadas apropriações de princípios do método intuitivo de Pestalozzi para abordar conteúdos como fração, que deveria ser abordado com a utilização de objetos, que tinham a finalidade de tornar concreto o entendimento de fração, indicativo de um princípio do método intuitivo. A associação entre conhecimento e linguagem foi identificada em relação ao contar, pois a criança aprenderia a fazê-lo juntando objetos e pronunciando os seus nomes, e dessa forma destaca-se uma apropriação de outro princípio de Pestalozzi, a materialização do ensino. Referente aos saberes elementares geométricos, constatou-se a recomendação de que os sólidos geométricos deveriam ser expostos à vista da criança, e uma relação entre a medida e o desenho, em que foi possível identificar aproximações com a proposta pestalozziana. Por fim, é possível afirmar, a partir da pesquisa, que de formas diferenciadas, foram efetuados usos e interpretações dos princípios do método intuitivo como defendido por Pestalozzi para sistematizar propostas para os saberes elementares matemáticos.
Descrição: Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4908/4135
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190419
Data: 2018


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Ferreira e Sant ... ra o Ensino de Saberes.pdf 601.0Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo no JIEEM

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar