Educação matemática dos surdos: um estudo das necessidades formativas dos professores que ensinam conceitos matemáticos no contexto de educação de deficientes auditivos em Belém/PA

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Educação matemática dos surdos: um estudo das necessidades formativas dos professores que ensinam conceitos matemáticos no contexto de educação de deficientes auditivos em Belém/PA

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dc.contributor.author GIL, Rita Sidmar Alencar
dc.date.accessioned 2018-09-24T00:31:07Z
dc.date.available 2018-09-24T00:31:07Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation GIL, Rita Sidmar Alencar. Educação matemática dos surdos: um estudo das necessidades formativas dos professores que ensinam conceitos matemáticos no contexto de educação de deficientes auditivos em Belém/PA. 2007. 191 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará. 2007. Orientador: Dr. João dos Santos Protázio pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190164
dc.description.abstract Este estudo aborda as necessidades formativas dos professores de matemática que trabalham na educação de surdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, tendo como questões norteadoras: 1) Quais as principais preocupações, dificuldades, problemas, expectativas, carências sentidas pelos professores de Matemática na educação de deficientes auditivos no decorrer do desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas?. 2) Que fatores influenciam no desempenho pedagógico dos professores de Matemática durante a realização das atividades? Quanto ao objetivo geral que pretendemos alcançar é o de analisar as necessidades formativas dos professores de Matemática na Educação de deficientes auditivos, tendo em vista o seu desenvolvimento profissional. O estudo foi desenvolvido com base na abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa-ação, utilizando-se como técnicas de coleta de dados a constituição de um grupo colaborativo e a observação participante. Os instrumentos de coleta de dados foram: diários de campo, anotações, máquina fotográfica, filmadora e os trabalhos realizados pelos alunos. Os autores que subsidiaram o estudo foram: Imbernom (2000), Schon (1992), Silva (2000), Mazzotta (2000) e outros. Os resultados revelaram que os professores do grupo colaborativo, em sua em maioria, apresentam lacunas na sua formação profissional na perspectiva de um trabalho pedagógico diferenciado no ensino de matemática junto aos alunos surdos. pt_BR
dc.publisher UFPA pt_BR
dc.subject Formação continua de professores pt_BR
dc.subject Necessidades formativas pt_BR
dc.subject Matemática na educação de surdos pt_BR
dc.subject Práticas de ensino diferenciadas pt_BR
dc.title Educação matemática dos surdos: um estudo das necessidades formativas dos professores que ensinam conceitos matemáticos no contexto de educação de deficientes auditivos em Belém/PA pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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GIL Rita Sidmar ... 07 (dissertação) UFPA.pdf 1.084Mb PDF View/Open

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