Práticas educativas em ciências em escolas ribeirinhas de Manaus: narrativas e memórias docente

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Práticas educativas em ciências em escolas ribeirinhas de Manaus: narrativas e memórias docente

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Title: Práticas educativas em ciências em escolas ribeirinhas de Manaus: narrativas e memórias docente
Author: Luz, Clotilde Tânia Rodrigues
Abstract: No município de Manaus estão localizadas áreas rurais, onde há um conjunto de escolas, tratadas como escolas ribeirinhas , embora também sejam entendidas como escolas do campo , de acordo com as políticas públicas atuais e o movimento da chamada Educação do Campo. Os objetivos deste trabalho são: Elaborar narrativas sobre práticas educativas em Ciências desenvolvidas em um grupo de escolas ribeirinhas de Manaus, considerando o período de 2007 a 2010; b) Analisar as possibilidades didático-pedagógicas do ensino de Ciências com base no estímulo à pesquisa, notadamente em práticas como feiras de ciências e projetos, considerando os saberes locais ribeirinhos; c) Discutir a utilização da memória docente para a caracterização da prática educativa no contexto do Projeto Itinerante. A metodologia utilizada está embasada na construção de narrativas de memória docente, orientadas por meio de perspectivas de Benjamin (1987; 1994), apresentando um breve memorial descritivo e conteúdos de experiências professorais em escolas ribeirinhas de Manaus. As análises são realizadas no diálogo com referenciais teóricos que discutem a prática educativa, o ensino de Ciências e as narrativas. Foi possível verificar a importância da iniciação à pesquisa científica a ser trabalhada a partir do Ensino Fundamental. É essencial para a trajetória do estudante que a pesquisa seja estimulada e acompanhada desde as séries iniciais, pois se trata da tradução do saber pensar e do aprender a aprender. Como componentes das práticas educativas, as feiras de Ciências e os projetos de pesquisa são importantes ferramentas para estimular o desenvolvimento tanto do professor quanto do aluno e da comunidade, gerando modificações positivas na formação. Fica evidenciado o potencial das narrativas de memória docente para caracterização da prática educativa em Ciências no ambiente amazônida. Destacamos as singularidades da atividade docente itinerante, em que ao professor de Ciências cabe levar em consideração a cultura própria das populações ribeirinhas onde se situam as escolas, buscando articular os saberes locais ao conhecimento de base científica.Abstract : In the rural areas of the municipality of Manaus there are a set ofschools, treated as riverside schools, although they are alsounderstood as "rural schools", according to the current public policies ofSECADI / MEC and the Escola do Campo movement. These are theobjectives of this work: a) to elaborate narratives about educationalpractices in Sciences developed in a group of riverside schools ofManaus, considering the period from 2007 to 2010; b) to analyze thedidactic-pedagogical possibilities of Science teaching based on thestimulus to research, especially in practices such as science fairs andprojects, considering the local knowledge of the riverside population; c)to discuss the use of teachers memoir in the educational practices in thecontext of the Projeto Itinerante. The methodology used is based on theconstruction of narratives presented through the perspectives ofBenjamin (1987; 1994), presenting a brief memorial and contents ofteachers' experiences in riverside schools in Manaus. The analyzes arecarried out in the dialogue with theoretical references that discuss theScience teaching. It was possible to verify the importance of thedevelopment in the scientific research since the Elementary School. It isessential for the trajectory of the students the stimulation on researchsince the first years, because it is the transaction between the learn howto think and learn how to learn. As components of educational practices,science fairs and research projects are important tools to stimulate thedevelopment of both teacher and student and community, generatingpositive changes in training. We highlight the singularities of theitinerant teaching activity, in which the Science teacher has to take intoaccount the culture of the riverside populations where the schools arelocated, seeking to articulate the local knowledge to scientifically basedknowledge.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189914
Date: 2017


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