Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro

DSpace Repository

A- A A+

Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro

Show full item record

Title: Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro
Author: Silva Neto, Oscar; Costa, David Antonio da
Abstract: Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado que se preocupa em investigar o ensino de matemática no Liceu e na Escola Industrial de Florianópolis no período de 1937 a 1961. O objetivo é identificar os saberes a ensinar e para ensinar nos cursos do Liceu Industrial e da Escola Industrial de Florianópolis e quais as principais mudanças no ensino de Mat emática destas instituições de ensino industrial. Foram utilizados como referenciais teóricos Chervel (1990) sobre história das disciplinas escolares, Julia (2001) sobre cultura escolar , Hofstetter & Valente (2017) a respeito dos saberes a ensinar , Hofstet ter et al . (2017) na definição dos experts e Cellard (2008) para a análise documental . Percebeu - se que o ensino de Matemática era voltado para cálculos básicos, pois o enfoque era formar o aluno para a indústria, apesar de se intensificar o ensino de Álgeb ra e Trigonometria no início dos anos de 1940. Palavras - chave: Ensino Industrial. História da Educação Matemática. Experts . Saberes a ensinar. Saberes para ensinar.
Description: Disponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/view/6907/0
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189723
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View Description
Los saberes a enseñar....pdf 306.7Kb PDF View/Open Artigo revista PARADIGMA

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar