Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro
Show full item record
Title:
|
Os saberes a ensinar e para ensinar matemática e suas relações com o ensino industrial brasileiro |
Author:
|
Silva Neto, Oscar; Costa, David Antonio da
|
Abstract:
|
Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado que se preocupa em investigar o ensino de matemática no Liceu e na Escola Industrial de Florianópolis no período de 1937 a 1961. O objetivo é identificar os saberes a ensinar e para ensinar nos cursos do Liceu Industrial e da Escola Industrial de Florianópolis e quais as principais mudanças no ensino de Mat emática destas instituições de ensino industrial. Foram utilizados como referenciais teóricos Chervel (1990) sobre história das disciplinas escolares, Julia (2001) sobre cultura escolar , Hofstetter & Valente (2017) a respeito dos saberes a ensinar , Hofstet ter et al . (2017) na definição dos experts e Cellard (2008) para a análise documental . Percebeu - se que o ensino de Matemática era voltado para cálculos básicos, pois o enfoque era formar o aluno para a indústria, apesar de se intensificar o ensino de Álgeb ra e Trigonometria no início dos anos de 1940. Palavras - chave: Ensino Industrial. História da Educação Matemática. Experts . Saberes a ensinar. Saberes para ensinar. |
Description:
|
Disponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/view/6907/0 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189723
|
Date:
|
2018 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar