Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticos.

DSpace Repository

A- A A+

Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticos.

Show full item record

Title: Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticos.
Author: Assis, Márcia Maria Alves de; Mendes, Iran Abreu
Abstract: Neste artigo caracterizamos uma pesquisa cuja finalidade principal foi descrever múltiplos aspectos das trajetórias das matemáticas elementares referentes às legislações, aos programas de ensino e aos materiais didáticos utilizados na Escola Normal de Natal, entre 1908 e 1970. Para alcançar os objetivos previstos nos apoiamos em fundamentos teórico-metodológicos da história cultural, segundo o qual a história se constitui na ação de relatar padrões da cultura de determinada época. Em nosso estudo abordamos especificamente a cultura escolar, no sentido de revelar aspectos das trajetórias da Aritmética, da Geometria e do Desenho na formação de professores primários na referida escola. As indagações feitas às fontes de pesquisa possibilitaram a organização de uma narrativa histórica fundamentada em três setores: legislações, programas de ensino e materiais didáticos. Constatamos que as conexões entre esses setores foram fundamentais para que pudéssemos compreender o surgimento de práticas pedagógicas a serem utilizadas posteriormente na formação de professores dos anos iniciais, a partir da segunda metade da década de 1960, quando foi criada uma nova escola de Formação de Professores, em Natal.
Description: Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4951/4918
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189574
Date: 2016-08-08


Files in this item

Files Size Format View
4951-8218-1-SM.pdf 830.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar