Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticos.
Show full item record
Title:
|
Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: entre legislações, programas de ensino, materiais didáticos. |
Author:
|
Assis, Márcia Maria Alves de; Mendes, Iran Abreu
|
Abstract:
|
Neste artigo caracterizamos uma pesquisa cuja finalidade principal foi descrever múltiplos aspectos das trajetórias das matemáticas elementares referentes às legislações, aos programas de ensino e aos materiais didáticos utilizados na Escola Normal de Natal, entre 1908 e 1970. Para alcançar os objetivos previstos nos apoiamos em fundamentos teórico-metodológicos da história cultural, segundo o qual a história se constitui na ação de relatar padrões da cultura de determinada época. Em nosso estudo abordamos especificamente a cultura escolar, no sentido de revelar aspectos das trajetórias da Aritmética, da Geometria e do Desenho na formação de professores primários na referida escola. As indagações feitas às fontes de pesquisa possibilitaram a organização de uma narrativa histórica fundamentada em três setores: legislações, programas de ensino e materiais didáticos. Constatamos que as conexões entre esses setores foram fundamentais para que pudéssemos compreender o surgimento de práticas pedagógicas a serem utilizadas posteriormente na formação de professores dos anos iniciais, a partir da segunda metade da década de 1960, quando foi criada uma nova escola de Formação de Professores, em Natal. |
Description:
|
Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4951/4918 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189574
|
Date:
|
2016-08-08 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar