Análise histórica de livros didáticos na educação matemática: um estudo a partir da história cultural

DSpace Repository

A- A A+

Análise histórica de livros didáticos na educação matemática: um estudo a partir da história cultural

Show full item record

Title: Análise histórica de livros didáticos na educação matemática: um estudo a partir da história cultural
Author: Alves, Antonio Mauricio Medeiros; Ripe, Fernando
Abstract: Esse artigo tem como objetivo apresentar as contribuições da História Cultural na definição do objeto de pesquisa e da metodologia adotada numa pesquisa de doutorado, servindo como base metodológica e pano de fundo desse estudo no qual se realizou uma análise histórica da abordagem Matemática em livros didáticos do ensino primário, que compõem as coleções “Estrada Iluminada” e “Nossa Terra Nossa Gente”, produzidos no estado do Rio Grande do Sul, no período de 1960- 1978, de autoria das professoras gaúchas Nelly Cunha e Cecy Cordeiro Thofehrn. Numa abordagem qualitativa, usando como principal metodologia a análise documental, o estudo privilegiou os livros didáticos como fontes e objeto de pesquisa, a partir de referenciais da História Cultural, dentre os quais se destacam Chartier, Choppin, Chervel, De Certeau, entre outros, a fim de responder ao problema de pesquisa, seja esse, desvelar como o Movimento da Matemática Moderna constituiu-se no RS e compreender como a Matemática Moderna foi incorporada nas coleções “Nossa Terra Nossa Gente” a partir da reelaboração da coleção “Estrada Iluminada”. Pela análise dos livros, foi possível identificar quais conteúdos da Matemática Moderna foram contemplados na reelaboração de tais coleções, identificando, assim, o desenvolvimento e a influência desse movimento na produção didática gaúcha em estudo.
Description: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/163/109
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189565
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View Description
Alves - ANÁLISE ... DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO.pdf 226.2Kb PDF View/Open Artigo revista HISTEMAT

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar