A perspectiva de observação no primário

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A perspectiva de observação no primário

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dc.contributor.author Gaspar, Jorge Alexandre dos Santos
dc.contributor.author Villela, Lucia Maria Aversa
dc.date.accessioned 2018-09-02T14:35:16Z
dc.date.available 2018-09-02T14:35:16Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation GASPAR, J. A. dos S.; VILLELA, L. M. A. A perspectiva de observação no primário. HISTEMAT, v. 2, n. 2, p. 76 - 91, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189553
dc.description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/95/67 pt_BR
dc.description.abstract Durante a primeira metade do século XX, o ensino de Desenho Escolar sempre fez parte dos programas do Ensino Primário do Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal. Sendo influenciadas pela visão educacional de Rui Barbosa, as leis entre 1890 e 1925 indicavam a utilização do método intuitivo nas escolas. Em 1932, as propostas dos Pioneiros da Escola Nova levaram o ensino de Desenho Escolar a procurar um caminho que direcionasse os alunos a uma educação dinâmica. Assim apresentamos uma breve análise da obra “Perspectiva de Observação: para uso dos professores e alumnos das escolas primarias, secundarias, normais e profissionais”, de 1936, livro que compunha a coleção FTD, em que estas propostas estão presentes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher HISTEMAT pt_BR
dc.subject Desenho pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject História da Educação Matemática pt_BR
dc.title A perspectiva de observação no primário pt_BR
dc.type Article pt_BR


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