A perspectiva de observação no primário
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dc.contributor.author |
Gaspar, Jorge Alexandre dos Santos |
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dc.contributor.author |
Villela, Lucia Maria Aversa |
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dc.date.accessioned |
2018-09-02T14:35:16Z |
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dc.date.available |
2018-09-02T14:35:16Z |
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dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.citation |
GASPAR, J. A. dos S.; VILLELA, L. M. A. A perspectiva de observação no primário. HISTEMAT, v. 2, n. 2, p. 76 - 91, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189553 |
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dc.description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/95/67 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Durante a primeira metade do século XX, o ensino de Desenho Escolar sempre fez parte dos programas do Ensino Primário do Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal. Sendo influenciadas pela visão educacional de Rui Barbosa, as leis entre 1890 e 1925 indicavam a utilização do método intuitivo nas escolas. Em 1932, as propostas dos Pioneiros da Escola Nova levaram o ensino de Desenho Escolar a procurar um caminho que direcionasse os alunos a uma educação dinâmica. Assim apresentamos uma breve análise da obra “Perspectiva de Observação: para uso dos professores e alumnos das escolas primarias, secundarias, normais e profissionais”, de 1936, livro que compunha a coleção FTD, em que estas propostas estão presentes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
HISTEMAT |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação Matemática |
pt_BR |
dc.title |
A perspectiva de observação no primário |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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