Universidade Federal de Santa Maria: um lugar para os surdos
Show simple item record
dc.contributor.author |
LAMB, Catia Regina Zübe |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-28T00:02:02Z |
|
dc.date.available |
2018-07-28T00:02:02Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
LAMB, Catia Regina Zübe. Universidade Federal de Santa Maria: um lugar para os surdos. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia e Geociências). Universidade Federal da Santa Maria. 2013. Orientadora: Dra. Ane Carine Meurer |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188684 |
|
dc.description.abstract |
As transformações ocorridas em nossa sociedade, tanto em escala local quanto mundial, ocasionaram a necessidade de debatermos questões sobre a inclusão e permanência das pessoas com necessidades especiais, principalmente no ensino superior que vem ampliando essa demanda. O acesso e a permanência de acadêmicos surdos nas universidades brasileiras têm nos possibilitado pensar se a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se constitui ou não, em um lugar para os sujeitos surdos vivenciar e experienciar o conhecimento acadêmico. Para tanto, o objetivo dessa pesquisa é analisar a trajetória dos surdos na instituição desde 1981 (quando ingressou o primeiro surdo) e o que esta tem feito para garantir-lhes o acesso e a permanência. Este estudo é caracterizado como uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo e os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com alunos e ex-alunos da UFSM, além de uma narrativa construída com base em dados experienciais da autora, enquanto atuava como tradutora/intérprete de Libras na instituição em estudo. Consideramos que a UFSM vem se constituindo como uma instituição pioneira na acessibilidade dos sujeitos surdos e que vem trabalhando para incluir e manter esses acadêmicos nos diversos cursos escolhidos, mas que ainda precisa caminhar no sentido de propor e executar políticas públicas, onde todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem sejam convocados a participar, a propor e a transformar. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UFSM |
pt_BR |
dc.subject |
Surdo |
pt_BR |
dc.subject |
Lugar |
pt_BR |
dc.subject |
Diferença |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade |
pt_BR |
dc.title |
Universidade Federal de Santa Maria: um lugar para os surdos |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar