As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior

DSpace Repository

A- A A+

As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior

Show simple item record

dc.contributor.author JULIANI, Moacir
dc.date.accessioned 2018-07-20T03:00:43Z
dc.date.available 2018-07-20T03:00:43Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation JULIANI, Moacir. As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. Orientadora: Dra. Anna Rosa Fontella Santiago pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188461
dc.description.abstract Este trabalho trata da investigação realizada com um grupo de acadêmicos que vivenciam situações de inclusão no Ensino Superior da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa procurou entender como se processou a escolarização desses acadêmicos por meio da escuta de suas histórias de vida, ao mesmo tempo em que busquei embasamento nas construções teóricas sobre a escola, a educação e a inclusão. Como opção metodológica, adentrei no universo do grupo em estudo, constituindo-me como sujeito que dialoga, observa e interpreta numa abordagem da pesquisa qualitativa. Desse modo, as histórias de vida elaboradas mediante depoimentos gravados constituíram-se instrumentos na coleta dos dados que foram transcritos e interpretados na interlocução com os estudiosos que têm se dedicado a pesquisa sobra a inclusão, tais como: Ainscow, Skliar, Mantoan, Carvalho, Benvenuto, Boneti, Santiago. Vigostky e Skliar foram referências teóricas importantes na análise da linguagem e na construção de interpretação e sentido. A contribuição de Foucault permitiu teorizar sobre os mecanismos de poder e disciplinamento no interior da escola e na produção da exclusão educacional, mas é em Freire que como pesquisador obtive a maior descoberta desse estudo: a possibilidade da inclusão educacional baseada no verdadeiro diálogo, na qual sujeitos em interação, expectadores de suas vidas são escutados no que têm a dizer e respeitados nas suas escolhas e decisões como premissa básica para que a metamorfose – transformação possa acontecer. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UNIJUÍ pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Diálogo pt_BR
dc.subject Metamorfose pt_BR
dc.title As vicissitudes das pessoas com necessidades educacionais especiais: fragmentos de histórias de vida que chegam ao Ensino Superior pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
JULIAN Moacir 2008 (dissertação) UNIJUÍ.pdf 638.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar