O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes

Mostrar registro completo

Título: O impacto da atuação do intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes
Autor: ROSSI, Célia Regina
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi o de verificar o impacto do intérprete em LBS na mediação do processo de construção de aprendizagem de sujeitos surdos, inseridos na sala de aula de alunos ouvintes, dentro de uma escola em processo de construção da inclusão. Sendo assim, meu esforço foi no sentido de fundamentar uma investigação no cenário escolar, mostrando como foi ter uma outra língua, a língua de sinais, dentro da escola pública regular, e como essa língua pode ser veiculada por meio de um intérprete em LBS. Busquei ainda investigar como esse intérprete pode mediar o processo de construção da aprendizagem de alunos surdos, uma vez que esses alunos, em poder da LBS, não conseguiam usá-la nas cercanias da sala de aula, pois essa não estava preparada para a inserção de outro código lingüístico, como também desconhecia tal língua. Foi com essas preocupações e indagações que me confrontei )com o objetivo desta pesquisa e, através dela, percorri vários países em desenvolvimento, como o Brasil, para buscar elementos novos que apontem para a inclusão real de crianças surdas. Esse estudo, e os outros que estão em andamento, possibilitará abrir caminhos para a discussão do papel do intérprete de LBS nas várias instâncias educacionais, e na construção de uma nova mentalidade no que tange a formação do educador e da construção de uma escola inclusiva
Descrição: Tese
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188373
Data: 2005


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
ROSSI Célia Regina 2005 (tese) USP.pdf 2.030Mb PDF Visualizar/Abrir TESE de ROSSI, Célia Regina

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar