O desafio do bilinguismo para alunos surdos no contexto da inclusão: o caso de uma escola municipal do Rio de Janeiro
Show simple item record
dc.contributor.author |
SILVA, Adriana Ramos |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-17T18:16:48Z |
|
dc.date.available |
2018-07-17T18:16:48Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Adriana Ramos. O desafio do bilinguismo para alunos surdos no contexto da inclusão: o caso de uma escola municipal do Rio de Janeiro. 2015. 164 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelman |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188350 |
|
dc.description.abstract |
Esta dissertação consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa realizada em uma escola-piloto de educação bilíngue para surdos do município do Rio de Janeiro, com objetivo de descrever e analisar parâmetros de um bilinguismo (Libras e Língua Portuguesa) para surdos no contexto da inclusão escolar. Com base em atuais políticas e literatura da área, o estudo de caso correlacionou os instrumentos de análise documental, observação de campo e entrevistas com o fim de construir dados que pudessem contribuir para a sustentação ou reformulação de práticas existentes no espaço escolar inclusivo, composto por surdos e ouvintes, em prol da qualidade na educação dos alunos surdos. O bilinguismo – Libras como primeira língua (L1) e Língua Portuguesa escrita como segunda língua (L2) –, aparece como pressuposto da superação de antigas barreiras presentes no processo de escolarização de crianças surdas. O estudo pretende ainda discutir e colaborar para a formação, inicial e continuada, de diferentes agentes da escola bilíngue: professores de sala regular e de atendimento educacional especializado (AEE), intérprete de Libras e instrutor de Libras. Resultados apontam para uma carência na formação de alguns desses profissionais, questão limitante para uma bem-sucedida implantação do projeto. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UFRJ |
pt_BR |
dc.subject |
Educação bilíngue para surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.title |
O desafio do bilinguismo para alunos surdos no contexto da inclusão: o caso de uma escola municipal do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar