Interações da criança surda em escola comum

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Interações da criança surda em escola comum

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dc.contributor.author FRANZOI, Elenara Borges Silveira
dc.date.accessioned 2018-07-15T23:56:53Z
dc.date.available 2018-07-15T23:56:53Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation FRANZOI, Elenara Borges Silveira. Interações da criança surda em escola comum. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade de Caxias do Sul. 2016. Orientadora: Dra. Carla Beatris Valentini pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188282
dc.description.abstract Esta dissertação objetiva analisar as interações da criança surda em escola comum, a fim de entender o papel das interações no contexto escolar, bem como sua importância para a constituição da linguagem e da aprendizagem. Essa pesquisa, caracterizada como estudo de caso, de cunho exploratório, tem como sujeito uma criança surda, com 10 anos de idade, filha de pais ouvintes, frequentadora do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio Grande do Sul. A definição por uma escola de ensino comum como lócus de investigação justifica-se pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, instituída em 2008, que pretende assegurar a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência na rede regular de ensino. Para amparar teoricamente este estudo, é utilizado como norteador o paradigma histórico-cultural de Vigotski. A construção dos dados baseia-se em dois níveis de fontes de evidências: as prioritárias, que consistem nas entrevistas semiestruturadas com os professores e mãe da menina, e o diário de campo, composto por registros das observações diretas em sala de aula; e as de apoio, que são os vídeos registrados nas visitas à escola e os registros de acompanhamento da vida escolar da estudante. Os resultados evidenciam a necessidade de mudanças acerca da visibilidade da criança surda na escola comum. O entendimento da surdez como diferença linguística é imprescindível, pois é por meio desse entendimento que a comunicação e os processos de ensino e aprendizagem serão conduzidos. É possível constatar que a precariedade na comunicação entre a menina e seus interlocutores compromete a qualidade das interações entre eles, assim como interfere de forma prejudicial os processos de aprendizagem da estudante. Os resultados apontam ainda para a necessidade de transformação dos moldes da escola atual, bem como direcionam reflexões importantes quanto à importância da interação, do diálogo e do espaço para as diferenças. O cenário encontrado confirma a necessidade de novas pesquisas e discussões acerca dos aspectos que permeiam a educação, dita inclusiva, dos estudantes surdos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UCS pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Interação pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Vigotski pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.title Interações da criança surda em escola comum pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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FRANZOI Elenara ... 2016 (Dissertação) UCS.pdf 920.1Kb PDF View/Open

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