Políticas públicas de educação inclusiva: das normas à qualidade de formação do intérprete de Língua de sinais

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Políticas públicas de educação inclusiva: das normas à qualidade de formação do intérprete de Língua de sinais

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dc.contributor.author FILIETAZ, Marta Rejane Proença
dc.date.accessioned 2018-07-15T23:31:28Z
dc.date.available 2018-07-15T23:31:28Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation FILIETAZ, Marta Rejane Proença. Políticas públicas de educação inclusiva: das normas à qualidade de formação do intérprete de Língua de sinais. 2006. 169 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Tuiuti do Paraná. 2006. Orientador: Dr. Pedro Leão da Costa Neto pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188279
dc.description.abstract Esta dissertação tem como objeto de estudo as políticas públicas de educação inclusiva para surdos, fundamentando seu desenvolvimento a partir dos direitos deste indivíduo no contexto educativo do ensino superior, da presença do intérprete de língua de sinais nas universidades e das condições de formação deste profissional. O objetivo geral foi o de analisar se as atuais políticas públicas inclusivas normatizam, de fato, a formação do Intérprete de Libras no Ensino Superior, tomando-se como ponto de partida as Políticas Públicas Educacionais existentes. Com este intuito, buscou-se entender a surdez a partir da concepção sócio-antropológica, que permite reconhecer o Surdo e suas necessidades em suas dimensões humana e social, e analisar a trajetória histórica da inclusão do indivíduo surdo na sociedade, abordando-se temas como exclusão, segregação, integração, inclusão e deficiência/diferença. Para amparar tais análises foi necessário compreender a dimensão político-institucional das ações voltadas à educação deste sujeito, discorrendo-se acerca das políticas públicas que normatizam o processo educativo do aluno Surdo no Ensino Superior, da formação do Intérprete de Língua de Sinais, bem como das políticas públicas que a regulamentam e dos meios e instrumentos que as instituições de Ensino Superior dispõem para a contratação deste profissional. Assim, o estudo foi estruturado em duas etapas distintas: a primeira, a partir da elaboração de referencial teórico que subsidiou as análises sobre os temas relacionados; e a segunda, sob a forma de Pesquisa Exploratória, elaborada com o intuito de identificar o posicionamento da educação inclusiva no Ensino Superior e da formação do Intérprete de Língua de sinais sob a ótica das Políticas Públicas. Esta segunda etapa foi realizada a partir de entrevistas feitas com profissionais responsáveis pela área em três instituições de Ensino Superior (Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e Centro Universitário Positivo (UNICENP), todas localizadas na cidade de Curitiba/Pr, e em dois órgãos oficiais, a Secretaria de Educação/Departamento de Educação Especial SED/DEE e a Federação Nacional de Educação e Integração do Surdo, FENEIS. Os resultados obtidos demonstraram que embora a visão que se tem do Surdo e da surdez na sociedade contemporânea tenha evoluído, o que pode ser constatado até mesmo pelo fato de algumas instituições de ensino superior mostrarem-se francamente empenhadas na contratação de Intérpretes de Língua de sinais, as discussões sobre o tema ainda devem ser intensificadas, ampliadas e permanentemente revistas, a fim de propiciar as condições necessárias para uma educação inclusiva de fato e de direito. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UTP pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.subject Intérprete pt_BR
dc.subject Língua de sinais pt_BR
dc.title Políticas públicas de educação inclusiva: das normas à qualidade de formação do intérprete de Língua de sinais pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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FILIETAZ Marta ... 2006 (dissertação) UTP.pdf 813.6Kb PDF View/Open

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